Exemplo ao Norte
Nunca se percebeu tanta falta de mobilização popular como na questão do transporte coletivo de Curitiba: a autoridade pública age mais do que a sociedade como se viu no ato do Tribunal de Contas pretendendo anular o reajuste tarifário, iniciativa do conselheiro Ivan Bonilha que lá atrás orientou como procurador municipal a licitação do sistema e por isso está por "dentro" da engrenagem. E, agora, além da intervenção do Gaeco na operação Riquixá, que pode trazer boas e novas do cartel, há a denúncia do Ministério Público do Trabalho pelo simulacro de greve, na verdade um locaute do sindicato trabalhista e empresarial, que pede indenização de 1 milhão de reais por sindicato e empresa. Parece incrível que a prefeitura e a população de Curitiba sejam reféns permanentes de abusos como o da tarifa sideral e de um modelo em franca desagregação.
Já ao Norte do Paraná, há exemplo forte de mobilização popular que obteve descontos em tarifas de pedágio em Mandaguari, Marialva e Arapongas e no disparo há reivindicações em Rolândia e Apucarana. Já anteriormente houve os exemplos do povão exigindo a baixa de salários de prefeitos e vereadores. Uma das que marcou posição foi Jacarezinho tanto na questão do pedágio como na dos salários e pelo trabalho de uma professora que se fez porta-voz da comunidade .

Outra referência ao Norte, é o desdobramento da Publicano em Londrina que sentenciou o primeiro caso de improbidade, o do auditor Marcio Albuquerque de Lima, apontado como líder da gangue de fiscais fazendários e condenado à perda do cargo público, suspensão de direitos políticos por nove anos e multa de mais de R$ 300 mil. Marcio, companheiro de aventuras automobilísticas e copiloto do governador Beto Richa, já foi julgado em processo anterior no qual deve cumprir 96 anos de prisão.

Bizarrice
A Polícia Rodoviária Federal capturou em Santa Teresinha de Itaipu contrabando de 125 Iphones e com um detalhe: o motorista, que conduzia a carga, relaxava fumando maconha na hora do flagra.

Reação
Tanto a Fiep como a Associação Comercial firmaram manifestos contra a majoração tributária incidente sobre combustíveis. Foi um corte nas relações de aproximação obtidas com o andar das reformas. E o procurador da Lava Jato, Deltan Dalagnol, lembrou que ao abastecer o carro o cidadão deve refletir sobre as roubalheiras na Petrobras e outras áreas do governo.

Ao anunciar o aumento de recursos para atendimento odontológico, Michel Temer, no mesmo dia do aumento na taxação dos combustíveis, afirmava que o Brasil não parou, enquanto dava o maior exemplo da história na formação de barragem para contornar a denúncia da Procuradoria da República na adesão de parlamentares em troca por emendas e vantagens.

Infração
Um das infrações que mais cresceu no trânsito curitibano, além do uso e manipulação do celular, tem sido a de invadir a faixa exclusiva de ônibus. Aumento superior a 300%.

Solidariedade
Uma paciente de leucemia do Hospital Nossa Senhora das Graças viveu momentos de forte emoção ao receber do ator americano Tr Knight, do qual é fã, um vídeo em que a conforta e a estimula a manter a sua fé.

Cargas
Como é assustador o registro de roubo de cargas, houve ontem um encontro entre as polícias rodoviárias, federal e estadual e a Secretaria de Segurança no sentido de uniformizar ações nesse combate, inclusive na parte de inteligência. O dado preocupante é que nas estradas que cortam o Paraná é um dos pontos de maior ocorrência.

Bola cheia
Na linha de argumentos das universidades estaduais no racha com o governo, um feito da unidade de Londrina apontada por um ranking latino-americano pela revista inglesa "Times Higher Education" como a melhor estadual do Sul brasileiro. À frente dela, apenas Unicamp, USP, Unesp e Uerj. Ficou, como no ano passado, na quinta posição, mas cresceu em dois requisitos: na categoria Ensino obteve 66,6 (em 2016 50,1) e em Citações (importância das pesquisas do corpo docente) a pontuação foi de 30,7 ante 17 no ano anterior.

Só falta mostrar em que medida as restrições governamentais, como a adesão obrigatória ao Meta 4, prejudicam esse desempenho. Arma adequada para um governo que usa e abusa da apropriação, nem sempre justificável, de indicadores da macroeconomia como se eles afinal decorressem das ações de governo. Quando não atrapalha como na infraestrutura de transportes (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos) já faz muito.

Folclore
Afinal, a farsa foi devassada: boa parte das greves no transporte coletivo de Curitiba não passam de locaute, ajuste entre o sindicato obreiro e o patronal, como vem denunciando o Ministério Público do Trabalho.