Strip tease partidário
Inconformado com a migração de deputados do PSB para o DEM, sob o risco de perder o controle da sigla, o presidente Michel Temer entrou em atrito com Rodrigo Maia, o seu substituto de plantão, beneficiário dessas mudanças. Intervenção direta junto à líder dos socialistas na Câmara, Teresa Cristina, nada como um nome de princesa para acentuar as contradições, para que os governistas da sigla rumassem para o PMDB.

Dá para imaginar o João Mangabeira, socialista de verdade, figura histórica, se remexendo no túmulo com tanta heresia: afinal, em seu tempo, o PSB era um partido de confissão à esquerda e jamais o trocaria por um marcado mais à direita, liberal populista. A sopa de letrinhas, em que se transformaram nossos partidos, tudo explica ainda mais no tocante a relações de poder.

A atuação nervosa do presidente é só um pouco menos caricata do que a história da mala, causa de todas as suas aflições e fundamento da denúncia do Ministério Público Federal que o encurrá-la, mas tradução da mediocridade da nossa política e dos seus agentes, dos obscuros aos que posam de hierarcas, todos, afinal, com contas a acertar na Lava Jato.

O incrível é que todos esses partidos – e isso certamente se dará com o Podemos de Alvaro Dias e Romário - tem seus institutos doutrinários. A força da resistência de Lula e do PT, visível nessa mística, é seu maior ajuste com ideologia, ainda que o pragmatismo o tenha levado a desprezar uma de suas bandeiras, a da ética, que historicamente o diferenciava dos demais. Há um residual forte de tudo isso no PT como expressão mais forte já alcançada pela esquerda no Brasil a despeito de todo o desgaste com a roubalheira em quadrilha. Tanto que mesmo os que não roubaram sustentam a necessidade de manter a sigla, ainda que devendo expô-la a um forte processo de crítica e autocrítica. Nem os vários partidos comunistas - muitos deles feitos simulacros como o PPS - ostenta essa força mobilizadora. A rigor, o PT é social-democrata como o PSDB com o diferencial de expressar nitidamente na maioria das suas intervenções sua linhagem obreira, basista e proletária, enquanto o outro aderna à centro-direita, mas sempre na vertigem do muro como ainda agora.

Acessório e principal
O Banco Central bloqueou, em função da sentença de Sérgio Moro, R$ 600 mil na conta corrente do ex-presidente Lula. Assim, o acessório sai à frente do principal que seria a prisão do condenado. Da multa, não escapa a não se que absolvido lá na frente.

O frio
Além das geadas e dos seus efeitos cromáticos e também negativos para a triticultura e a horticultura, a atmosfera hibernal registrou na litoral a presença de pinguim na Ilha do Mel e de um lobo marinho no Pontal. O pinguim está sob cuidados e o lobo marinho, depois de atendido pelo Centro de Estudos do Mar, recuperou-se e continuou suas viagem.

Pinguins, lá pelos anos 40 a 50, século passado, eram atrações permanentes em nicho próprio no Passeio Público. Curitiba, há muito, não tem inverno e ele se expressa no máximo em cinco a seis dias. Neste ano, tudo mudou e mesmo na transição do outono já o enfrentamos como se dá agora. Neve até aqui, fragmentária, apenas em Palmas.

Produto social
A morte de um morador de rua em Curitiba levou o prefeito Rafael Greca a dar a primeira notícia sobre o assunto, alegando que a vítima se recusara a ir ao abrigo da Fundação de Ação Social apesar dos apelos dos educadores de rua. Na sua manifestação, falou em "mal" como se essas criaturas não formatassem o cenário comum de nossas ruas, gerados enfim pela sociedade, em que pese o drama da maior parte deles da dependência química. Muita gente viu nisso uma posição pelo internamento compulsório adotada em São Paulo e que gerou reações de psiquiatras, educadores e sanitaristas.

O esforço dos educadores de rua para levar essas pessoas aos asilos da Fundação é tremendo no empenho, pela persuasão, em convencê-los ao internamento. E é mais uma frustração quando se dá a morte de alguém como a vítima que já foi internada e submetida à terapia.

Autoritarismo
Um cidadão em São José dos Pinhais viu entre viaturas da polícia e Guarda Municipal e houve demora no atendimento. Valeu-se da internet para expressar o seu inconformismo e acabou preso e processado sob a alegação de que desacatara a autoridade. Falta de sensibilidade pode gerar o ovo da serpente daquilo que ninguém deseja: o autoritarismo.

Segurança
A retirada de um posto da Guarda Municipal que operava nas imediações do Cemitério da Água Verde é apontada como o fator que aumentou consideravelmente a falta de segurança na região com a frequência de assaltos, roubos e violência, enfim.

Folclore
O Coritiba volta e meia é surpreendido com seu passivo trabalhista como se deu agora com Lincoln e Kerrison cobrando fortunas do clube. Diretorias historicamente empurram os seus compromissos com a barriga e ninguém cobra nada de ninguém. Impera lei do silêncio como se não houvesse culpados aí ou nas perdas de patrimônio material do Paraná Clube. Dá para imaginar uma delação premiada para tirar esse pessoal da folga.