Nichos de autonomia
Nossa cultura republicana inexiste por sua orgânica incompetência para vencer a pulsão do patrimonialismo a permear as instituições. Nessa conversa de Michel Temer com o Joesley da JBS ela é dominante como também na escala do paranaense Rodrigo Rocha Loures para mediar interesses da gigante da carne junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), justamente aquela a instância habilitada para combater monopólios em defesa da livre concorrência e que poderia conter, institucionalmente, essas deformações.
O Cade é uma criação antiga decorrente da Lei Antitruste bolada pelo senador Agamenon Magalhães na Carta de 1946 num país visivelmente pré-capitalista, mas numa visão do "dever ser" das leis e na fenomenologia do mundo futuro, na realidade ajuste a regras de países mais avançados. O Cade, como qualquer outro órgão republicano, pressupõe faixa de autonomia de seus dirigentes para civilizar o capitalismo. Mas dá para perceber o quão é sensível a investidas de traço político, tal qual se dá em outro atrativo para pendências fiscais como o Coafi (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), alvo de trutas seríssimas, ora investigadas. Tudo que é público deveria estar ungido com essa aura de proteção. Dá para imaginar um IBGE equipado (aliás a maior ação nesse sentido já vista no Brasil foi a do lulopetismo na perspectiva de ocupação do aparelho de Estado, diante da qual o varguismo era coisa de escoteiro) como aliás tivemos o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) envolvido em racha ideológico. Por sinal, que aqui no Paraná houve disso no Ipardes em torno de uma simples publicação sobre conjuntura e que foi suspensa, felizmente apenas por algum tempo, pelo patrulheirismo chapa branca.
Falar para esses pragmáticos que existem princípios éticos como aqueles que regulam normas deontológicas nas profissões, é perfeita inutilidade porque os "donos do poder" se acreditam como se dotados de uma concessão divina e que tudo podem como se dava em certa época do Direito em relação à propriedade para a qual existia o "jus uttendi" (o de usar), o "fruendi" (de fruir) e o "abuttendi" ( de abusar). O Estado é uma derivação do patrimônio dos que o ocupam em nossas práticas, daí a distância da república.

Gravações
É verdade que Joesley Batista, o homem da JBS, não poderia contar com um gravador cem por cento para captar o papo do presidente Michel Temer e que tudo saísse com claríssima meridiana, mas o volume de trechos sem clareza e com ruídos deixa a questão do suposto benefício a Eduardo Cunha (a manutenção do pagamento) com traço inconclusivo, ainda que esse aspecto tenha sido colocado como o mais comprometedor e configurando obstrução à Justiça como houve com Delcídio Amaral e também com a presidente Dilma, conforme Mônica Moura. Num tempo em que tanto se depende gravadores, era indispensável o seu apuro em tecnologia de ponta para que não lembrasse o "retrato falado" da polícia com sua imprecisão no reducionismo do rosto humano ao rigor das formas geométricas.

Gripe
Dos quatro vitimados pela infestação bacteriológica na campanha de vacinação contra a gripe na unidade Medianeira, da Boa Vista, dois permanecem internados, um em estado grave e a preocupação até agora é que nada ficou claro na perícia sobre a contaminação em que pese todo o trabalho de investigação desenvolvido.

O mercado
O sismógrafo das crises e da recuperação é o mercado. Estávamos com alguns sinais bons como o do número de empregados com carteira assinada em abril (num momento em que a forma de pejotização corre solta e isso leva a ilusão da abertura de firmas), mais a questão do PIB detectada pelas antenas do Banco Central e ainda a queda da inflação com a economia no fundo do poço. Tudo isso aí começava a animar Michel Temer inclusive para a aventura presidencial de 2018 com a retomada do desenvolvimento com as reformas quando pintou a delação do homem da JBS e incendiou o circo. Veio a maior queda da bolsa em nove anos em seguida ao discurso de Temer de que não renunciaria. Como o índice Bovespa caiu mais de 10% acionou-se o circuit breaker e no final do pregão a queda foi de 8.8%, o dólar à vista subiu 8,68% para R$ 3,37. Como os agentes reagem ficou explícito nos pedidos de renúncia, feitas a três por dois pelas entidades conservadoras que outro dia foram apoiar as reformas em troca de redução expressiva nas dívidas fiscais.

Folclore
Que houve com Aécio Neves: tomou Doril, a dor sumiu junto com ele. Com o seu enquadramento, desta vez mais radical (a suspensão do mandato de senador e de presidente do PSDB, mais a prisão da irmã) e ainda do presidente Michel Temer posto sob investigação do STF e a da perda transitória do mandato do deputado paranaense Rodrigo Rocha Loures do PMDB afastou-se de vez a suspeita, constantemente arguida, de ações seletivas. O mix partidário está não apenas aí, mas em todo o sentido da Lava Jato. Até na prisão já se viu que eles continuam a agir como se deu com Zé Dirceu e agora com Eduardo Cunha, o que não depende, como se vê, de ideologia.