Tríplex, as provas
O tipo de prova que alguns estão exigindo para o caso do tríplex não existe: escritura assinada por Lula e pela mulher que, segundo o ex-presidente, é quem se interessava pelo tema. Agora, o Leo Pinheiro, que afirma que Lula era o dono, aparece com e-mails internos da OAS que o comprovariam como Mônica Moura revela seu esquema de internet com Dilma e que mostrariam que ela, a presidente, interferia na investigação na tentativa de obstruí-la.
A armação entre a empreiteira e o governo, também na engenharia desse episódio, apenas realça o clima promíscuo das relações público-privadas, expressão do nosso patrimonialismo abominável, enfim aquilo que chamo de contubérnio, porque todas essas negociações tinham retornos, contrapartidas.
Ao negar andamento ao pedido de novas testemunhas, tanto da parte da defesa quanto do Ministério Público Federal, o juiz Sérgio Moro parece ter entendido que o material disponível até aqui seria mais do que suficiente para um julgamento e já se admite que poderá ocorrer em julho. É comum no meio dos criminalistas, quando há o predomínio de provas testemunhais, haver a reação de que se trata da prostituta das provas.

Fidelidade
Beto Richa deu mais uma prova ontem de sua disposição em ajudar o prefeito da capital, Rafael Greca, de quem foi o mais importante cabo eleitoral, ao determinar a instalação de módulo policial na Praça de Espanha e tentando com isso finalizar o racha entre membros do Ministério Público e a prefeitura, com aquele pretendendo inclusive cercar o logradouro à noite e pela madrugada para garantir o sossego das famílias do entorno. Tráfico, violência, roubos marcam a rotina da área e o MP quis impedir emissão de novos alvarás na região.no que foi bloqueado em liminar judicial.
Módulos não se revelaram em boa solução em política de segurança. Não serviam como irradiador de segurança e, de outro lado, imobilizavam seus agentes. Substituídos pelos totens de Jaime Lerner também nada garantiram.

Caxumba
Autoridades sanitárias estão preocupadas com o surto de caxumba que já registrou 1.500 casos em quatro meses, estatística preocupante. Tende a ser maior do que a de 2016 quando tivemos 4.500 incidências o ano todo.

Oscilação
Em março, houve queda de empregos com carteira assinada, ainda que no trimestre tenha ocorrido leve melhora. Agora, houve ganho de quase 60 mil vagas em abril e há confiança de que a tendência se mantenha.

Com Temer
No andamento das negociações para aprovar as reformas trabalhista e da previdência, o governo Temer ofereceu descontos apreciáveis em multas e juros de dívidas fiscais. Ontem, quem esteve com o presidente tratando das duas questões - as reformas e o Refis - foi uma comitiva de industriais do Sul brasileiro, representada por suas federações. No limite, o governo admite descontos de 25% nas multas e 25% nos juros. Expectativa de arrecadação com o Refis que era de R$ 8 bi cai para R$ 1 bi. Quem recua tanto cai no buraco, à exceção do caprino que recua para ganhar mais força na marrada e que não é o caso.

Coral
O ajuste dos prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba em torno do bloqueio a planos de carreira e mesmo a simples aumentos salariais, decorrente da crise fiscal, parece ter sido ditada pelo governo estadual, que afinal se deu conta mais cedo de que havia quebrado. Isso cria um colchão para respaldar ajustes nos municípios. A queda de arrecadação em função da quadra recessiva, enquanto há a linha ascensional das despesas, como se dá especialmente no Estado, apesar do rigor das medidas de Mauro Ricardo Costa, impõe a cautela até porque caem repasses tanto da União quanto dos governos provinciais.

Perda
Numa das tentativas anteriores, como a de anteontem na Assembleia Legislativa, de criar garantias para a previdência dos deputados um radialista fez curiosa análise ao comparar aquela atitude, a de agir na calada da noite, com a dos ladrões de galinha e a Comissão Executiva conseguiu a demissão do jornalista crítico, Gladmir Nascimento. Desde que jornalistas ganharam o Prêmio Esso pelas reportagens sobre os Diários Secretos e que facilitaram as ações do Gaeco, o compadrio reage com redobrada intolerância e a suave incompetência de sempre.

Folclore
Inquérito administrativo na prefeitura procurava apurar a origem do roubo de comida dos trabalhadores e, depois de algumas cabeçadas, descobriram que os ladrões eram macaquinhos fora da jaula e que levavam as marmitex pra cima das árvores.