Uma tensão permanente
Nunca tivemos, de forma tão clara, disputas intrapoderes como agora no Brasil e a maior se dá entre o Judiciário e o Legislativo e Executivo. Mas o racha institucional não ocorre apenas aí como também entre o primeiro e o segundo graus do Judiciário e Ministério Público, tal qual se viu ontem com a nova denúncia, em cima do julgamento de habeas corpus de Zé Dirceu, contra o ex-chefe da Casa Civil de Lula. A tendência da maioria, já evidenciada em outros casos, era pela soltura do já condenado em duas sentenças por Sérgio Moro, e o pleito da Procuradoria Geral da República tinha o objetivo de dificultar a votação, mas passaria necessariamente pelo crivo do juiz.
Há uma disputa de braço de ferro entre poderes, demonstrada em tantos episódios como os do afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara Federal, o de Renan Calheiros do Senado, posteriormente revisto com a "capitis diminutio" de que estava fora da sucessão e na também complicada questão da preservação dos direitos políticos de Dilma Rousseff quando a supressão se impõe, no entender de muitos, como acessória indispensável ao impeachment. Insiste-se aí no princípio de que o acessório segue o principal.
Uma luta paralela, de caráter meta-institucional, se dá nessa situação complexa em que não há espaço para o exercício do fair play e a obediência a rituais. Qualquer sinalização judicial de resistência ao sentido punitivo, mormente o das prisões alongadas, é sempre respondida com alguma ação da força-tarefa, como se dá nesse caso da denúncia contra José Dirceu como se as partes litigantes devessem explicações ao público, uma não declarada "provocatio ad populum".
0bviamente a atmosfera é de insegurança jurídica diante dos posicionamentos dos atores e o momento tende a ser cada vez mais confuso quando as instituições, pela gravidade e contundência das delações, são submetidas a uma ablução reparadora, na qual tanto se confiava.

Mortes
Das treze mortes em acidentes de trânsito no feriadão, uma das que mais comoveu foi a ocorrida em Alto Paraná com quatro vítimas, entre elas os pais do jogador de futebol do Santos, Rafael Longuine, nascido em Paranavaí.

O espanto da crise
Uma empresa de recursos humanos anunciou, no centro de Curitiba, 500 vagas de empregos e formaram-se filas maiores que as registradas para regularizar títulos na Justiça Eleitoral. Como há mais de 14 milhões de desempregados no país, a maioria se virando na informalidade houve essa inusitada corrida que abrangia especializados e também funções sem essa exigência. A afluência superava o número de vagas disponíveis.

Delegado parlamentar
Com a eleição de Chico Brasileiro em Foz do Iguaçu para a prefeitura e a consequente posse quem se habilitou, como primeiro suplemente do PSB, foi o delegado Rubens Recalcati, um dos raros operacionais da categoria. Para a classe, num momento de intenso debate em questões como a da reforma previdenciária , trata-se de um excepcional reforço pela combatividade do novo deputado e ainda em tantas outras questões que tem levado os servidores a conflitos com o governo como a distorção do "guardismo" gerado pela superlotação de presídios e distritos. O delegado vinha sendo processado pelo Gaeco por uma expedição que executou um traficante que era acusado de ter assassinado o político e ex-prefeito de Rio Branco do Sul, João da Brascal, parente do hoje deputado e importante cabo eleitoral..

TC ativista
O Tribunal de Contas, confirmando sua fase de ativismo, em sessão plena, reafirmou a ilegalidade do último aumento do transporte coletivo da capital e isso por unanimidade que agora recebeu reforço do Ministério Público na mesma direção. Pretende-se com isso, no exame do mérito da liminar concedida em favor da prefeitura, a revogação da alta das tarifas muito acima da inflação.
Recentemente, o Tribunal de Contas deu cartão amarelo tanto ao governo estadual como à Procuradoria Geral da Justiça por abusos com gastos de pessoal como já fizera grave advertência sobre a questão previdenciária limitada a uma sobrevivência atuarial de apenas 20 anos.

Folclore
A cidade ficou sensibilizada com a morte de um dirigente de ONG voltada para a luta contra a fraude nos combustíveis que teria sido perpetrada por um dos infratores. Nos anos 50, século passado, o Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas por sua Divisão de Combustíveis empenhou-se de tal maneira na questão que chegou a produzir, por seu setor científico, um aparelho denominado "fluorógrafo" que pela luminosidade detectava níveis de óleo diesel ou querosene na gasolina. Como à época havia o júri para crimes contra a economia popular e a técnica dava flagrante não só açougueiros e comerciantes de secos e molhados, mas também donos de postos de combustíveis estavam sujeitos a constrangimento. Felizmente, o exagero, tal qual a estupidez dos tabelamentos, acabou.