Amaciou para Temer
Do depoimento de Marcelo Odebrecht, o que se pode dizer é que amaciou a situação de Michel Temer, apesar da confirmação de caixa dois na chapa vencedora. E o governo se dispõe novamente a uma ofensiva no front judicial questionando a legalidade dos depoimentos de delatores como o de Claudio Melo Filho, da Odebrecht, sob o argumento de que ela é fruto de vazamento ilegal.

No depoimento de anteontem, Marcelo Odebrecht negou que tenha acertado valor de contribuição para a campanha: afirmou crer que tenha havido acerto prévio entre Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Claudio Melo Filho. Há conflito já que Melo Filho afirmou que o acerto teria sido feito diretamente por Marcelo Odebrecht.

A advocacia vai mudar de tática (a anterior era no sentido de acelerar o processo o mais possível) e valer-se de manobras protelatórias tentando levar tudo para 2018. Acontece que o fluxo judicial pode ter sentido anverso, tanto que seguem, as condenações como as de ontem do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do empresário Ronan Pinto e mais duas pessoas, os primeiros condenados a cinco anos.

Outra novidade diz respeito ao PSDB que pode voltar a encarar as denúncias de desvios nos trens e metrôs e ainda em propinoduto de Furnas que teria beneficiado Aécio Neves.

O melhor para o presidente Temer foi a notícia do front econômico com os sinais expressivos de reação no setor industrial com a performance de alimentos, borrachas, plásticos e papelão que autorizariam até a redução expressiva do corte orçamentário de quase R$ 30 bilhões e ainda uma redução da queda da receita mês a mês. Projeção do PIB em 2017 passou de 0,5% para 0,7%. Pra quem está na fossa há todos os motivos de comemoração.

Publicano forte
A Publicano – operação do Gaeco que investiga a gangue fiscal – ganhou novo alento com a reconstituição do acordo de delação premiada de Luiz Antonio de Souza que deve obter a liberdade em 15 de abril e devolver mais R$ 4 milhões em bens. O acerto foi motivado pela suspensão da fase 4 da Publicano por terem sido questionadas a ausência de gravação de todos os depoimentos que Souza prestou ao Ministério Público e a veracidade daqueles que apenas foram transcritos.

Obviamente, marcas e contramarchas como essas podem alimentar a defesa para recursos e impugnações, tanto que advogados minimizam a relevância do acordo.

Na marra
Além dos dois ônibus biarticulados depredados no Atletiba, dia 1º, tivemos uma cena insólita no ônibus Cabral-Almirante Tamandaré: um recém-egresso da prisão deu voz de prisão a motorista e passageiros e o público não acreditou no bandido e o surrou impiedosamente. Voltou à prisão, mas antes teve que ser tratado no Hospital.

Professores
Governo calculou mal a questão da partilha de aulas e início do ano letivo: continua a falta de professores nas escolas e isso está gerando protestos da comunidade. Como a APP Sindicato nada tem a ver com o fato, o acaba faturando como falha de gestão do sistema.

Passaporte
A Polícia Federal finalmente retomou ontem o atendimento na confecção de passaportes. A causa da interrupção foi o curto circuito seguido de incêndio que exigiu o isolamento da área.

PSDB
O tucanato não tem só o hábito de ficar no muro e tanto que foi o autor do pedido de anulação da chapa Dilma-Temer. Só que fez isso quando não estava na base aliada como agora. O pior é que o processo anda e não há recuo possível. Ontem, Michel Temer nomeou o senador Aloysio Nunes para o Ministério das Relações Exteriores até então confiado a José Serra. Consolida-se o compromisso de sustentação partidária e os tucanos, com a proverbial contradição, torcem para que o processo que intentaram na Justiça Eleitoral dê em nada.

Aloysio Nunes foi companheiro de Marighela na guerrilha e, nesse particular, faz mais autocrítica do que a ex-presidente Dilma Rousseff em relação à luta guerrilheira.

Vietnã
A despeito de todos os alertamentos, a safra de acidentes nas estradas se manteve em ascensão: nas federais tivemos 20 mortos (oito no ano passado) e dez nas estaduais. Causas mais comuns foram ultrapassagens proibidas, alta velocidade e muito bêbado ao volante.

Folclore
Deram a boa notícia ao presidente da República: havia sinais de retomada da economia com excepcional desempenho dos segmentos de alimentos, borracha, plásticos e papelão, afinal referências fortes de desenvolvimento que se ligam a embalagens. Até aqui o papelão mais expressivo era o do próprio governo com suas cabeçadas internas incontroláveis padrão Jucá (aquele da suruba e de "estancar a sangria") e do Geddel com a história da área tombada .