Fusão e cofusão municipal
O presidente em exercício do Tribunal de Contas, Ivan Bonilha, em fim de mandato, faz sugestão ao TC da União no sentido de estabelecer fusões entre municípios, apontados como inviáveis, como cerca de 96 do Paraná dos seus 399 com população máxima de 5 mil habitantes. Destaque-se o zelo do conselheiro por uma proposta que pode até ser útil em meio ao caos reinante, mas fica muito claro que se trata de tema de responsabilidade geopolítica do Executivo por seu traço estratégico e de acompanhamento rotineiro, é claro que no passado, quando existia um setor de planejamento habituado a esse tipo de avaliação e que hoje sumiu do mapa. Aliás, é possível que nem o mapa exista mais.
Sugere uma espécie de cogestão entre municípios em busca de um destino comum e isso certamente por um tipo de apropriação de espaço geográfico em que se tentará encarar a massa de problemas envolvidos. O Paraná, especialmente ao Norte com a cafeicultura, dá lições sistemáticas a respeito com suas cidades-cogumelo que se formam por cissiparidade e também no Oeste e Sul com o exemplo de distritos que viraram centro principal como Vera Cruz do Oeste em relação a Céu Azul e Fazenda Rio Grande face a Mandirituba, com a periferia superando o polo colonizador. Em ambos os casos, há desenvolvimento e não depressão como é a referência preocupada de Bonilha.
Uma peculiaridade sociográfica a destacar: os que decantam a ´´terra de todos os povos´´, uma parte felizmente menor aderindo ao fascistoide ´´o Sul é meu país´´, no caso do Oeste quando se proclamava que por ali havia o encontro do chapéu de couro, o Nordeste, com a bombacha gaúcha, ocorreu o contrário: a comunidade maior nordestina do distrito virou município, mas acentuou que havia entre elas mais emulação do que fraternidade, bem mais dispersão do que a alegada unidade. Aliás, como acentuava Munhoz da Rocha, nos somos um exemplo marcante de unidade na diversidade, marca identificadora.
Dá para imaginar os conflitos que viriam em função de plebiscitos para acertar cogestões e cofusões desde a delimitação territorial à questão do nome a adotar, o que certamente no mínimo seria um fermento de animação para uma superar qualquer sinal de tédio.

Inflação
Curitiba está com a menor inflação do Brasil com 4,43%, o que não deixa de ser referencial relevante, num momento em que Michel Temer, à falta de outros feitos, comemora os 6,29% acumulados em 12 meses do país e que marcam o menor registro desde 2013. Inflação baixa numa recessão nada tem de incompatíveis ou de contradição em termos, até mesmo porque à proporção que o nível de atividade econômica cai drasticamente também tal se dá com o mecanismo dos preços e o recuo da demanda. Mais oferta que procura o preço cai.

Muda
Por não ter pago a conta dos telefones um dos mais importantes municípios do Paraná, Ponta Grossa, ficou mudo pelo menos ontem o que rendeu gozação em cima da extrema autoestima que numa velha piada que acentua que Curitiba é seu distrito universitário. Algo parecido com Campinas em relação a São Paulo, papel que aqui poderia ser exercido por Londrina, hoje desmotivada, por numerosos baques desde a perda do posto de terceira cidade do Sul para Joinville e na sua posição ruim no ranking da renda per capita, em cima dos quais se mostra motivada para reagir na base da queima de etapas.

Presos empossados
Há vários casos no Brasil de vereadores presos, mas aqueles de Foz do Iguaçu conseguiram judicialmente o direito ao ritual da sua posse na Câmara.

Mais exemplos
Não é só Pinhais com sua prefeita que dá exemplos para a frente ao congelar salários de servidores e baixar os do Executivo: agora chegou a vez de Bete Pavin, a burgomestra de Colombo, deu uma de Rafael Greca e suprimiu nada mais nada menos do que a sua Festa da Uva marcada para 9 a 12 de fevereiro, o que já lhe rendeu pesadas críticas especialmente de produtores da região. No plano da austeridade, cortou 20% dos salários dela, do vice e dos secretários.
Em Curitiba, além da Oficina de Música, o carnaval vai ser afetado com menos verbas inclusive no pré e alternativo a que tanto se acostumou a população. Como não tem grana pra escola de samba também não haverá competição. Como diz o Greca ´´volta, Curitiba´´, aquela que até outro dia, uns quinze anos passados, se orgulhava de desdenhar Momo e virou alvo de chacota dos humoristas e chargistas do Brasil como sempre centrada no exagero como se carnaval por aqui perdesse fácil de uma procissão. ´´Volta, Curitiba´´.

Folclore
Esse tema de competição entre cidades é comum no litoral onde Paranaguá, Morretes e Antonina vivem às voltas com a disputa de quem inventou o barreado. Com a sensação térmica superior a 50 graus anteontem, Antonina em calor abafou para valer. Quando Paranaguá ergueu, por iniciativa do empresário Silvio Drummond, o seu primeiro arranha-céu, que levou anos parado, os parnanguaras diziam que era para levar sombra aos capelistas.