Rolo compressor
Tal qual se dá com Richa no plano estadual, o presidente Michel Temer vai mostrando junto à sua base aliada uma força da qual nem Lula ou Dilma desfrutaram: a taxa de adesão em seu favor na Câmara Federal é de 88%. Para comparar, basta lembrar que esse adesismo com Dilma Rousseff era de uma média de 63%. Junto ao seu partido, o PMDB, a taxa vai a 97%, afinal idêntica à do PSDB, consolidado como sócio comanditário.
Esses indicadores, que estão abertamente em oposição aos humores do público, asseguram tranquilidade para as manobras em andamento, muitas das quais surpreendentes com a do Teto dos Gastos, a mexida na legislação do petróleo, a Desvinculação das Receitas da União (DRU) sem falar na ofensiva previdenciária e trabalhista.Tem, portanto, bases excepcionais, para a projetada arrancada.
De outro lado, como chegamos ao fundo do poço, a taxa de inflação caiu significativamente, o que era um fator preocupante diante da persistência de referenciais negativos como a projeção do PIB e é possível esperar uma redução nas taxas de juros, o que operaria como uma sinalização de extrema valia para o mercado e injetaria boas perspectivas para os primeiros passos do novo ano.
Um fator de tensão persiste, ainda que amainado pelo recesso judiciário, em novas e certamente perturbadoras revelações da Lava Jato. É numa avaliação desse conjunto de perspectivas que se entende a sabedoria e a contundência do alarme do senador Romero Jucá em torno da sangria que era indispensável deter como prioridade absoluta.

Área de crime
O Centro Cívico não tem qualquer cordão sanitário para evitar que a área seja ocupada pela violência. Em primeiro lugar, há a violência autóctone do próprio local em confrontos como os de 1988 e os mais chocantes como o massacre de abril de 2015 com duzentos feridos, mas recentemente tivemos o caso da mulher esquartejada e na semana passada numa celebração empresarial de Natal uma policial armada, e inconformada com o barulho, atirou contra os que festejavam atingindo a copeira Rosária Miranda da Silva, que passa mal no pronto-socorro. A policial se identificou e está fora de serviço por determinação superior, aguardando o inquérito. Como é que pode alguém que detém o monopólio do porte de arma agir dessa forma?

Mal divulgado
Numa entrevista à CBN, Gustavo Fruet fez uma síntese de seus feitos e cujo desconhecimento por parte da população atribui a falhas de comunicação: lidera o ranking brasileiro do ensino básico, tem a maior área verde como centro urbano com a montagem de novos parques, fez intervenções na circulação com as "vias calmas" com redução de acidentes, obteve com todos os entraves equilíbrio fiscal e entrega ao sucessor uma cidade melhor do que a que recebeu. E tem a melhor base assistencial do país a moradores de rua.
Evidente que enfrentará reações por parte do novo prefeito já manifesta na imposição de adiar a Oficina de Música. Fruet prevê um governo Greca de factoides semelhantes aos assacados na campanha eleitoral e no radicalismo do bloqueio a um evento cultural consagrado na história da cidade em nome de uma suposta prioridade à saúde.

Recesso
O recesso que na Prefeitura de Curitiba começa hoje é também praticado pelo governo estadual, aberto no início da semana. Só atividades essenciais nas áreas de saúde e de segurança funcionam a pleno vapor.

Crise
Shoppings brasileiros registraram queda de 9,1% no total de vendas do ano passado. Por sinal que em 2015 já havia caído 8,7% relativamente ao ano anterior também marcado por inúmeros fechamentos de lojas. A Alshop, associação que reúne lojistas, atribui tudo isso ao endividamento do consumidor e restrições do crédito face ao furor da inadimplência. A estimativa de vendas neste ano é de R$ 140,5 bilhões. Alguns sinais construtivos como o da abertura de 19 shopping centers em 2016 foram prejudicados com um saldo negativo de 18.100 lojas e 36.659 vagas de trabalho, um miniterremoto.
Administradores admitem que esse foi o pior Natal que já viram, pois antes crescíamos 3% a 4% acima do PIB. Na listagem de mercadorias com queda em vendas as maiores de -14,55% foi a de mobiliário e artigos do lar, seguida por tecnologia e comunicação em -12,21%.

Folclore
A greve petroleira foi suspensa, depois de três dias. Grevistas decidiram reavaliar a estratégia até aqui adotada. A empresa mantém reajuste de 6% retroativo a setembro e mais 2,8% a partir de fevereiro. Incrível a insistência dos petroleiros na proposta de redução em 25% da jornada de trabalho com corte igual no salário. O coordenador da Federação Única dos Petroleiros, José Mária Rangel, promete que uma grande greve está por vir sinalizando que o recuo havido é como o do bode que se afasta para dar a marrada fatal.