Resposta rápida
Gustavo Fruet fecha o ano com baixa representatividade, como se viu nos 63,2% de rejeição na Paraná Pesquisas, mas pelo menos pode recuperar parte do prestígio perdido junto à sua clientela imediata, o funcionalismo municipal, com as folgas sucessivas a partir de amanhã, quarta feira, para economizar dispêndios com luz e água e ajudando a futura administração. Já o prefeito eleito, Rafael Greca, que promete como sempre uma gestão alegre, afirmou tratar-se de um triste fim.
Trata-se de uma sutileza, quase imperceptível, do prefeito atual em função do corte abrupto pelo sucessor da Oficina de Música em razão de economia em saúde, de repente os números emparelham no esgrimir das posições.
Na edição dominical da "Folha de S.Paulo" há uma entrevista de Gustavo Fruet em que ele compara a Câmara Federal à Geni de Chico Buarque, em que todos jogam bosta, fazendo ponderações sobre a "criminalização" da política quando essa, há muito tempo, se tornou criminal nesse país da impunidade. Parece incrível que um dos deflagradores do mensalão e, portanto, desse novo ciclo que se consolida com a Lava Jato, esteja aí a apiedar-se com a fauna, da qual nunca fez parte em afinidades patológicas.
Reclama da saraivada sobre o Congresso como se a sociedade fosse cúmplice de abusos e omissões do Judiciário e do Ministério Público, que encontram nas ações contra políticos de um modo geral como uma de suas mais fortes afirmações. Os políticos, os corretores da esperança deste país, precisavam de uma lição e tomara que ela esteja apenas no início e tenha novos e ricos desdobramentos.

Queimados
Nos primeiros dias de praia, no andamento da Operação Verão, tivemos nada menos de 52 ataques em banhistas por águas vivas. Conforme a reação subjetiva do paciente pode dar em hospitalização, em casos especialmente de choque anafilático, posto que a maioria simplesmente afaste os resíduos agressivos com muito vinagre.

Modernidade
Como decorrência da Nota Paraná, a pasta fazendária pretende adotar o sistema eletrônico de notas fiscais. O sistema já estaria alcançando 60% dos contribuintes o que deve resultar em maior eficiência operacional. Assim mesmo, como eficiente profeta do Apocalipse, Mauro Ricardo Costa, alega que a guerra ainda não foi vencida e é preciso apertar os parafusos.

Nome orgulho
Na "Ilustríssima" de anteontem, Folha de S. Paulo, uma entrevista com o cientista curitibano Newton Carneiro Afonso da Costa, uma celebridade mundial em filosofia matemática e lógica. Aos 86 anos, ainda lecionando na pós-graduação em Florianópolis, integra o ranking mundial da especialidade.

Excelência
Curitiba desfruta de uma posição de excelência no ensino básico em escala nacional aparecendo com várias unidades dentre as melhores do país. Diante da evidência qual foi a estratégia educacional da gestão Fruet: investigar justamente as causas da depressão havida no desempenho das de notas mais baixas. Inverteu a pirâmide por recusar-se a louvar os feitos e buscar soluções às situadas em posição negativa.

Na pior
Quando o PT estava por cima não teve dificuldades em fazer a celebrada "vaquinha" para pagar multas dos militantes presos no mensalão como José Dirceu, Genoíno e tantos outros. Agora empenhado em campanha nacional "Por um Brasil justo para todos e para Lula" o objetivo era arrecadar no mínimo R$ 500 mil, mas só alcançou um pouquinho mais da metade, R$ 270 mil. Houve contribuição de 2.381 pessoas, a maioria, 596 de São Paulo. Estados que mais contribuíram: Rio de Janeiro com 301 e Distrito Federal com 256.
É tempo de deserção como se viu com vários prefeitos e agora com o ex-líder de Lula e Dilma Rousseff, ex-deputado Cândido Vaccarezza, que planeja um novo partido em apoio a Temer. Atualmente ele está no PTdoB.

Documentário
Ivan Mizanzuk colige material para um documentário sobre o caso das bruxas de Guaratuba e as implicações de ordem político-partidária a que o processo esteve submetido. Dos mais interessantes é o depoimento da jornalista Vânia Mara Welter, que tomou a defesa de Celina e Beatriz Abage numa série de reportagens que lhe deu um "Prêmio Esso".

Folclore
Essa do Gustavo Fruet decretar ponto facultativo para economizar luz e água parece em tudo um jogo de florete com Rafael Greca por causa do adiamento da Oficina de Música, que é parte do calendário cultural da cidade há anos, para priorizar supostos gastos com saúde. Greca fez uma frase "um triste fim" referindo-se aquele que lhe passará o bastão, mas sutileza com sintonia fina demais é pouco perceptível.