Como o diabo gosta
O ritmo das desocupações, com base legal, das escolas é insuficiente para registro estatístico: até agora foram 39, enquanto persistem 792 dessas invasões (850 na versão rebelada). Como isso se dá simultaneamente com greves de professores e universidades mais ocupações, dá para perceber que o governo ao menos esboça alguma reação, abandonando a postura de catatonia que tantas vezes o caracterizou. A greve dos policiais civis, centrada em fatores institucionais e não apenas salariais, gerou um clima tal que a cúpula da hierarquia funcional, a dos delegados de carreira, se viu na obrigação de também convocar na Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), uma assembleia geral amanhã para avaliar a situação e adotar algum posicionamento. Não há como transferir do governo estadual as responsabilidades pelo que está ocorrendo: hesitante nas medidas adotadas e até confuso perdeu o mínimo de credibilidade para que se aceite os números de sua crise fiscal; o pior é que as medidas repressivas anunciadas não são levadas a sério, ainda que um setor da APP-Sindicato esteja anunciando denunciar o governo na ONU e na OEA, imitando o "martírio" de Lula atrás de igual objetivo, o de ganhar visibilidade mundial,
A decisão por cinco votos, em meio a milhares, se não dividiu a categoria quanto à continuidade da greve evidenciou um consenso quase da altura do dissenso e, portanto, sem o caráter das assembleias anteriores e com clima e pique de unanimidade. O próximo lance é do governo: o de praticar os descontos dos dias parados e, se possível, fazê-lo ainda na folha de pagamentos do mês para mostrar a firmeza das suas decisões e testar a capacidade de resistência dos mestres.

De novo
Greve no Hospital de Clínicas outra vez. Endêmica tal qual a das empresas de ônibus de Araucária. Liberdade 10, autoridade zero. Ligando-se uma manifestação às outras, há tudo de um ato articulado de resistência civil e vinculado ainda ao impeachment e também, é claro, à precariedade histórica do governo vigente e seus ministros investigados.

Bestialidade
Bestialidade à solta: mais um bebê encontrado em lata de lixo em Pinhais.

Matagal
Câmara Municipal de Curitiba endurece nas multas contra terrenos abandonados e ocupados por matagais: a punição anterior era de R$ 300 e agora será de R$ 25 por metro quadrados de abandono.

Chauvinismo
Um dos riscos mundiais, na resistência a etnias no mercado de trabalho em todo o mundo, parece também nos ameaçar com a carga de preconceitos: uma entidade internacional que se ocupa do tema acaba de noticiar que de 2010 a 2015 no Paraná houve crescimento de 354% desse tipo de mão de obra. Um pouco de cautela nesse assunto é interessante para não gerar carga negativa. Urge atentar para o ano base da estatística o que pode significar que não há motivo de apreensão ou pânico e que a evolução numérica não disparou.

Agrotóxicos
Numa partida de morango, oriunda do Rio Grande do Sul, a Vigilância Sanitária detectou nada menos de três agrotóxicos interditados.

Na marra
Manifestantes sindicais consideram suas atividades tão santas e inquestionáveis que não aceitam a mínima hostilidade do público: isso está ocorrendo com a ocupação das escolas com muita gente se mobilizando para desocupá-las na marra. Experiência do gênero houve no Sítio Cercado em Curitiba e a ansiedade é grande diante da impotência da autoridade que promete reagir e nada faz quando já se configura assunto de sua responsabilidade dado o problema de segurança nos choques em andamento e nos que ainda virão. Concedeu-se o monopólio das armas ao Estado no ordenamento democrático e é por essas razões que a polícia judiciária se obriga a intervir. Caso contrário, teremos algo mais do que isso que já é insuportável: as forças do crime organizado no interior das prisões.

Intolerância
Mais do que intolerância ideológica, decorrente do processo de impeachment, estamos no segundo turno da eleição prefeitural de Curitiba assistindo a formas de inadaptação para o convívio posto que as duas candidaturas sejam de origem assemelhada, sob o ponto de vista de classe e riqueza, simétricas politicamente. Embora válida a troca de denúncias pesadas, o tom da campanha é odiento e como no caso do Rio, entre Crivella e Freixo, cria-se um clima para o absenteísmo no voto branco e nulo. Visível também o desespero do governo estadual no rumo da campanha.

Folclore
Um dos absurdos é, por exemplo, a hipótese, bastante provável, de um dos estádios gigantes e não pagos como os do padrão Fifa ficar interditado pelo fato de um torcedor haver lançado um copo de plástico no gramado. Por um pouquinho mais, (chio de jogadores e dirigente dando uma dura no árbitro) ameaçam o Couto Pereira.