Aceitação complicada

Há uma resistência forte, especialmente na classe A-B, a Ratinho Júnior e é à visão que esse segmento tem do candidato que se pretende transformá-lo num horror que a cidade não poderia tolerar. O grupo dominante, desde Lerner, criou essa barreira: os ''bárbaros'' não podem ganhar a prefeitura e se referiam ao PMDB, com o qual convivem, dá para imaginar que tipo de situação dramática imaginam para Curitiba com o PSC-PCdoB no poder.
Há um consolo: o Paraná está aí mesmo depois de três gestões de Requião e a prefeitura, convenhamos, é bem mais resistente e eficaz como organização do que o trambolho estadual.

Desmistificação

A polícia tenta subestimar o ocorrido ontem no Uberaba com a ordem do narcotráfico que fechou escolas e uma creche como se fosse decorrente de uma exaltação psicológica. Todavia se isso existe é porque a alegada proteção das Unidades Paraná Seguro não funcionaram e a operação foi tão segura e singela como os ataques das gangues aos caixas eletrônicos. Pegou mal, muito mal.

Recorde

Antes os recordes no Guabirotuba eram os das corridas de cavalos. Agora são os da delinquência: um comerciante de lá foi assaltado 37 vezes. Que tal a medalha de ouro para quem sair à frente?

Pontuação

Quantos votos dá uma nova Unidade Paraná Seguro e quantos perde quando há uma ação como essa do Uberaba? A esperança do cabo eleitoral é maior do que a volátil do eleitor.

Ameaça

A prometida auditoria, especialmente no ICI e na Urbs, pelo líder das pesquisas eleitorais, Ratinho Júnior, deixou não apenas essas instituições mas todos os prestadores de serviços em distonia neurovegetativa. Atenção: isso não é Parkinsson como alguns hipocondríacos imaginam.

Procon

Boa a providência do Procon dando orientação aos consumidores para a opção de alternativas possíveis para contornar a greve bancária.

Folclore

Ainda de mancadas de locutores esportivos: um deles tinha que ler o anúncio da Brahma em garrafa e barril e leu ''em barrafa e garril''. Bem menos piada pronta do que a de Marcelo Belinati ao dizer que estaria na ''linha de frente'' para defender os sambistas de Londrina. Agora na campanha é de estar na ''comissão de frente'' antes da ala das baianas.

Debates

Debates são o diferencial nas campanhas de hoje e que todavia conservam um aspecto deplorável no excesso de regulação. O de anteontem da CNT estava chatíssimo, apesar de um Fruet mais agressivo até por força da queda. Jamais teremos um debate aberto e necessário. Basta lembrar que até hoje não se discutiu seriamente a questão do metrô. E sua aceitação decorre de uma falsa ideia de modernidade, muitas vezes contestada por Jaime Lerner que insiste na eficiência do BRT que praticamente lançou por aqui.