Retaguarda negativa
No episódio recente em torno das divergências do pacotão logístico da União ficou mais do que evidenciada a carência de uma retaguarda técnica de porte no governo estadual. Com o desmanche institucional dos governos recentes alguns estamentos estratégicos como a área do planejamento e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, instância indispensável na infraestrutura, foram riscados do mapa. Na época em que havia governos que funcionavam no Paraná como os de Ney Braga até chegar à melancolia do PMDB e PSDB o DER era chave no sistema, inclusive dos corredores de exportação, e que funcionavam porque o operador Osiris Stenghel Guimarães, comandante dos 5 mil km de asfalto subdimensionado de Canet Júnior, era um talento múltiplo na área.
Não temos massa crítica, não temos interlocutores preparados para o embate, e essa deficiência permeou o conflito com a União que não é lá essas coisas em matéria de conhecimento técnico-científico, como também se viu. A criação de uma supersecretaria de Infraestrutura e Logística desconheceu o fato de que sem quadros não existem órgãos aptos ao exercício da função. A função, como ensina o axioma biológico, faz o órgão.
Predomina no Paraná a ideia de que a razão maior é a de ordem política, a qual tudo deve subordinar-se. Daí os falastrões e os retóricos do tédio, jejunos de um mínimo de técnica.

Portuárias
Paranaguá foi um importante porto para intermediação de escravos. E tanto que o episódio histórico do Cormorant mostra um navio de bandeira inglesa contra o tráfico negreiro repudiado pelos bravos parnaguaras que foram até o Forte da Ilha do Mel para hostilizar o intruso e defender a soberania. Defendiam o escravatura quem sabe com mais ardor do que o fazemos com a soja e o milho.

No disparo
Embora já infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (e muito antes desse reajuste a professores universitários) o governo tem outro conflito pela frente e esse da pesada, o magistério estadual. Daí as negociações tensas com o Tribunal de Contas para amainar responsabilidades. Coisa de louco. Como a sarna, a prodigalidade é só começar a coçar e como coça!

Greves
Surto grevista federal começa a retrair até porque se os 15% não figurarem no orçamento não haverá verba pra nada. A UTFPR saiu fora e na UFPR há manifesto de 105 professores pedindo o fim da greve. O ultimato ajuda a compor a imagem de durona da presidente Dilma, o que já lhe dá pontos no Ibope.

Pesquisas
Anunciadas para hoje duas pesquisas: DataFolha e Vox Populi, este na Band.

Folclore
Melhor ato político da campanha é o do Rafael Greca mostrando o asfalto esfarelado diante de sua casa e lembrando que quem a pavimentou primeiramente
foi o prefeito Walace de Mello e Silva, pai do Requião. Se tivéssemos um mínimo de oposição far-se-ia uma avaliação para apurar se isso não é linha sistêmica da prefeitura. Pelo menos no antipó é, remendo sobre remendo. Centenas de milhares de moradores sabem disso nas ruas diante de suas casas.