Ainda as contas

Houvesse rigor na análise do Tribunal de Contas sobre o balanço de 2011 o governo ficaria para segunda época. Se é verdade que o orçamento, herdado de Requião-Pessuti, tinha deficiências estruturais alguns hábitos da gestão anterior, como o de não cumprir dispositivos constitucionais em gastos com saúde, como já vinha fazendo e por isso até fiscalizado pelo Ministério Público, persistiram. Programas assistenciais, como o do Leite das Crianças e até a área de saneamento, eram invocados para tentar suprir o teto legal.
Ausência de coordenação e de planejamento estão patentes nas observações de caráter técnico e doutrinário. Por sinal que a área técnica, menos formalista e diplomática do que o pleno, daria um diagnóstico mais contundente. Percebe-se que a gestão atual tem tudo, se persistir nesse ritmo, de copiar aquela que foi desastrosa do seu antecessor. Com uma deficiência maior para a turma de agora: a incapacidade de ao menos gerar conflitos e exercer a dialética. Apesar do uso do termo, o do respeito, o Paraná continuará desprezado nas suas relações com a União, como aliás tem sido vigorosamente. Um militante do PSDB, supostamente de expressão nacional na expressão dos seus áulicos, que se limita a cuidar da eleição de Curitiba, dá bem a medida de sua liderança e do seu senso de participação no processo político nacional. Um figurante menor.

Desistência

Quinze candidatos a vereador em Curitiba desistiram de competir: enxergaram as dimensões do pepino. Já o Carlos Moraes, PRTB, diz que recorreu da decisão do TRE que o afastou da disputa prefeitural.

Acordo

Há em andamento um acordo entre a Setran e a Polícia Rodoviária Federal para a entrada em operação dos radares na Linha Verde. É a siderurgia das multas.

Cassação

Se o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, tivesse um mínimo da capacidade de Requião para enfrentar adversidades, nas quais crescia, poderia transformar suas dificuldades atuais em fator de deslanche eleitoral. Requião, como se sabe, foi cassado por unanimidade pelo TRE e tirou de letra. É verdade que os que o salvaram, Mario Pereira e Osmar Dias, no comando da resistência, hoje não mais o fariam por acúmulo de trombadas e traições.

Folclore

O presidente do TC, Fernando Guimarães, mostrou ontem na CBN que só nos últimos quatro anos o rombo da ParanaPrevidência cresceu 5.472% e que haverá estouro se não houver criatividade e engenho da parte do governo. Se houvesse com o assunto a mesma linha de preocupação com a eleição da Capital estaria tudo resolvido em pouco tempo e o fundo de pensão capitalizado. Um pouquinho dessa paranoia seria suficiente. O imediatismo se sobrepõe ao necessário.

Reforma

Como dizia o esquerdista Ignácio Rangel a reforma agrária no Brasil perdeu o bonde da história com a chegada do capitalismo no campo. Hoje servidores do Ministério da Reforma Agrária e do Incra vão ao MP federal denunciar o desmanche desses organismos no Paraná e no Brasil.