Imagem ilustrativa da imagem Um pequeno mundo para ser grande
| Foto: Imagens: Reprodução



Aurélia era o nome dela. Uma formiguinha que gostava de conhecer coisas novas. Gostava de passear por lugares diferentes. Perambulava por tantos lugares que certo dia foi parar em cima de uma folha de papel em branco.
Nunca tinha visto algo tão liso e totalmente branco. Aurélia ficou maravilhada. Seu encantamento ganhou maior proporção quando viu um enorme graveto criando rabiscos no branco do papel.
Seu deslumbramento ganhou força quando viu que o graveto era manipulado por uma enorme aranha de cinco pernas. E ficou de queixo caído quando enxergou que a aranha era manipulada por uma gigantesca serpente.
Aurélia quase desmaiou quando depois percebeu que a serpente fazia parte de um ser de grandes proporções que seus pequenos olhos não conseguiam abarcar.
A formiguinha gastou toda a vida tentando entender a dimensão daquele ser que rabiscava o papel manipulando gravetos, aranhas, serpentes e muito mais.
Aurélia nunca conseguiu entender aquele gigantesco ser, por mais que investigasse com toda minúcia e afinco. Também nunca conseguiu entender nada sobre o sentido e a intenção da escrita porque estava demasiadamente ocupada em entender o ser que escrevia.
A história dessa formiguinha que desejava entender coisas incomensuráveis integra "A Formiga Aurélia e Outros Jeitos de Ver Mundo", livro infantil da escritora paulista Regina Machado publicado pela editora Companhia das Letrinhas.
Com ilustrações de Angela Lago, a obra traz sete contos da tradição sufi recontados pela autora. O sufismo representa uma corrente do islamismo oriental que defende uma abordagem mística da religião muçulmana. Surgido por volta do século 10 d.C, o sufismo defende uma experiência direta entre a alma humana e Deus. Uma experiência que pode ser realizada através da música, da dança e da poesia.
Ao longo dos séculos os sufis se tornaram exímios contadores de histórias da tradição oral que passaram a fazer parte do folclore árabe e persa.
"A Formiga Aurélia e Outros Jeitos de Ver Mundo" traz histórias que revelam como a maneira de olhar pode ampliar o entendimento das coisas. Um único ponto de vista pode ser limitante demais para um mundo imenso.

Imagem ilustrativa da imagem Um pequeno mundo para ser grande



Serviço:
"A Formiga Aurélia e Outros Jeitos de Ver Mundo"
Autor – Regina Machado
Ilustrações – Angela Lago
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 64
Quanto – R$ 39,90