Imagem ilustrativa da imagem O senhor das trevas
| Foto: Fotos: Divulgação



Tudo aquilo que você sabe sobre vampiros foi sistematizado pelo escritor irlandês Bram Stoker (1847 – 1912) no romance "Drácula". Publicado originalmente em 1897, a obra tornou-se um clássico da literatura de horror e a grande referência sobre criaturas das trevas.

Em suas páginas estão presentes as grandes características dos vampiros como demônios bebedores de sangue humano. Seres que odeiam a luz do sol e vivem eternamente. Criaturas que podem se transformar em morcegos ou lobos. Figuras cujas imagens não podem ser refletidas em espelhos. Criaturas que dormem em caixões de defunto e morrem de medo de alho e crucifixo. Seres sobrenaturais que só podem ser mortos com uma estaca cravada no coração. Resumindo, criaturas que simbolizam o mal.

"Drácula" recebeu uma versão voltada ao leitor infantojuvenil publicada pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Tudor Humphries. Produzido pela editora inglesa Dorling Kindersley, o volume traz uma série de informações complementares sobre elementos abordados pelo romance, informações paralelas apresentadas tanto na forma de texto como de imagens.

Bram Stoker se inspirou na figura real de Vlad Dracul (1431 - 1476) para criar o personagem Conde Drácula. Príncipe do antigo reino da Valáquia, região que hoje faz parte da Romênia, também era conhecido como Vlad, o Empalador. Cruel e sanguinário, ele teria condenado à morte por empalação milhares de pessoas no século 15.

A versão de "Drácula" preserva a forma de romance epistolar, uma das características da narrativa original de Bram Stoker. Gênero popular no século 19, o romance epistolar consiste em narrar uma história através de diários, cartas, telegramas e notícias de jornal. Um recurso que procura proporcionar realismo aos elementos ficcionais.

Tudo começa quando o jovem Jonathan parte de Londres para a Transilvânia com o objetivo de realizar negócios imobiliários com um desconhecido chamado Conde Drácula. Hospedado no castelo do conde, o rapaz presencia coisas totalmente sinistras. Coisas de arrepiar os cabelos.

De volta a Londres, Jonatham descobre que Drácula também chegou à cidade dentro de um caixão. Então coisas estranhas começam acontecer. Quando Lucy, a melhor amiga de Mina, noiva de Jonathan, é mordida pelo vampiro, entra em cena Van Helsing, um destemido caçador de vampiros.

E assim tem início uma perseguição que percorre terra, céu e mar. Homens de bem contra o senhor das trevas. Uma batalha que se prolongou ao longo dos tempos através de livros, filmes, peças teatrais, discos e novas lendas.

Imagem ilustrativa da imagem O senhor das trevas



Serviço
"Drácula – A História Arrepiante do Conde Vampiro"
Autor – Dram Stoker
Ilustrações – Tudor Humphries
Editora – Companhia das Letrinhas
Tradução – Hildegard Feist
Páginas – 64 (capa dura)
Quanto – R$ 52,90