Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - HQ para um herói sem caráter
| Foto: Fotos: Reprodução



Vários escritores se empenharam de criar uma obra que fosse um genuíno retrato do povo brasileiro. Mário de Andrade (1893 – 1945), seguindo esse objetivo, criou "Macunaíma", romance-rapsódia protagonizado por uma verdadeira lenda: o herói sem nenhum caráter.
Clássico modernista da literatura brasileira, "Macunaíma" acaba de ganhar uma adaptação para a linguagem das histórias em quadrinhos. Realizado pelo desenhista gaúcho Rodrigo Rosa e lançado pela editora Ática, o volume tem como objetivo aproximar jovens leitores da obra de Mário de Andrade.

O escritor modernista escreveu "Macunaíma" em 1928. Segundo a lenda, em apenas sete dias isolado em um sítio do interior de São Paulo. O personagem criado por Mário de Andrade segue pela existência com famoso bordão "ai, que preguiça". Na realidade Macunaíma não é desprovido de caráter, apenas seu caráter se altera conforme a conveniência, conforme a necessidade, de acordo com os próprios interesses.

O texto original de "Macunaíma" possui uma narrativa toda fragmentada. Essa característica favorece a adaptação para a linguagem das histórias em quadrinhos como ocorre da adaptação realizada por Rodrigo Rosa. Essa mesma característica também está presente em outra adaptação, "Macunaíma em Quadrinhos", realizada por Angelo Abu e Dan X e lançado pela editora Peirópolis em 2016.

No final do volume lançado pela editora Ática pode-se encontrar um apêndice com o processo realizado por Rodrigo Rosa no trabalho de converter um texto literário em quadrinhos. São revelados detalhes de como foram realizados os desenhos e a edição do texto original.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - HQ para um herói sem caráter



Serviço:
"Macunaíma – O Herói Sem Nenhum Caráter"
Autor – Mário de Andrade
Roteiro e arte – Rodrigo Rosa
Editora – Ática
Páginas – 88
Quanto – R$ 45,50