Imagem ilustrativa da imagem Bagunça alheia
| Foto: Imagens: Reprodução



Existem dias em que a chuva acaba com as brincadeiras. Não dá para jogar bola no quintal, não dá para andar de bicicleta, não dá para empinar pipa. Você não pode nem pensar em brincar com água. Muito menos pensar em piscina.
Não existe saída para os dias de chuva. E ficar dentro de casa, sentado no sofá, esperando a água parar de cair, pode ser bem chato.
Nesses dias de chuva, para eliminar a chatice, basta chamar o Gatola, um gato especialista em brincadeiras dentro de casa. Brincadeiras que podem deixar qualquer mãe de cabelo em pé.
Personagem criado pelo escritor e ilustrador norte-americano Dr. Seuss, Gatola é aquela figura que possui furacão no corpo. Em minutos, é capaz gerar uma bagunça digna de gigantes.
As bagunças de Gatola nasceram no livro "O Gatola da Cartola", publicado originalmente em 1957. A obra chega às livrarias na próxima semana com uma nova tradução realizada pela poeta Bruna Beber. Em edição bilíngue, o livro sai pela editora Companhia das Letrinhas.
Clássico da literatura infantil norte-americana, "O Gatola da Cartola" (The Cat in The Hat), traz a história, em versos rimados, de dois irmãos que num dia de chuva precisam descobrir um jeito de brincar dentro de quatro paredes.
Na ausência da mãe, recebem a visita do Gatola, que promete brincadeiras e diversão garantida. Em poucos minutos o gato instaura o caos da bagunça por toda a casa.
Quando os irmãos pensam que a situação não poderia piorar, Gatola liberta dois monstrinhos chamados Coisa 1 e a Coisa 2.
Em nome da brincadeira e da diversão sem limites, os dois monstrinhos tiram tudo de lugar, derrubam objetos, arruínam móveis, destroem tudo que encontram pela frente. Ou seja, colocam a casa de pernas para o ar.
Quando percebem que a mãe está chegando, os dois irmãos compreendem que estão enrascados. E tomam uma atitude.
A solução aparece numa mágica máquina criada por Gatola: a máquina de arrumar bagunça. Aquele tipo de equipamento que toda criança gostaria de ter em casa. Capaz de resolver todos os problemas de ordem e de organização imposta pelo mundo adulto.
Dr. Seuss (1904 – 1991), autor capaz de inúmeros jogos de palavras, brinca com aquela figura divertida que entra em sua casa, realiza a maior das bagunças, e simplesmente cai fora. Como se nada tivesse acontecido. E fatalmente recai sobre suas costas a missão de arrumar, sozinho, toda a bagunça.

Imagem ilustrativa da imagem Bagunça alheia



Serviço:
"O Gatola da Cartola"
Autor – Dr. Seuss
Editora – Companhia das Letrinhas
Tradução – Bruna Beber
Páginas – 80
Quanto – R$ 39,90