Nota de repúdio
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) divulgaram nota conjunta, nessa quarta-feira (13), na qual repudiaram os ataques feitos pelo vereador Jamil Janene (PP) contra o jornalista Guilherme Marconi, da Folha de Londrina. Na tarde de terça-feira (12) na Câmara Municipal de Londrina, o pepista se sentindo incomodado com a reportagem "Projeto ‘blinda’ grandes terrenos vazios e novos loteamentos em Londrina" (Política, 12/12), a respeito de proposta do Executivo que reduz alíquota de áreas não edificadas de 3% para 1,5% sobre o valor venal e isenta IPTU de novos lotes por dois anos, atacou o repórter e o jornal.

Síndrome de perseguição
Os demais jornalistas que cobriram a sessão da Câmara se retiraram do plenário no momento em que Janene, com o dedo em riste e sob tom ameaçador ao repórter da FOLHA, disse que pretendia utilizar o chamado "pequeno expediente" para atacar a reportagem publicada neste jornal, que apenas relatou os votos em relação ao referido projeto do Executivo. Discursou seus impropérios sem a plateia que queria. Novamente, nessa quarta-feira (13), o vereador voltou a tentar intimidar o Marconi e mencionou a jornalista Loriane Comeli, também da FOLHA, afirmando que ambos estariam o perseguindo.

À espera de resposta
"Além de afrontar a dignidade do jornalista, a posição do vereador é um atestado cabal da falta de compromisso com a transparência na condução de políticas públicas. Não resta dúvida que estamos vivendo um momento de violência contra jornalistas, em que vários políticos têm se insurgindo contra o princípio da boa prática da divulgação de informações corretas e pertinentes. O ataque contra Marconi e Loriane é mais um que se soma a tantos outros que acontecem contra a classe País afora", apontam o Sindicato dos Jornalistas e a Fenaj que, ao final, cobram "uma resposta da Câmara de Londrina para repreender essas ameaças não se tornem uma prática corriqueira".