Posse na Câmara
Prometendo respeito aos princípios éticos, o primeiro suplente da coligação PR/PRTB/PMB/PROS, José Roque Neto (PR) assinou o termo de posse durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Londrina dessa tarde quinta-feira (19) e ocupa a vaga de Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta, que teve o mandato cassado no último domingo (15). Em seu terceiro mandato no Legislativo londrinense, Roque Neto ocupava, deste o início deste ano, o cargo de assessor executivo na Secretaria Municipal do Idoso.

Combate à homofobia
O vereador Guilherme Belinati (PP) quer instituir em Londrina um dia específico para combater a homofobia. O projeto de lei, atualmente com a tramitação suspensa por tempo indeterminado na Câmara, determina que a celebração ocorra no dia 17 de maio, "repetindo o que já fizeram 20 cidades do Brasil, como Curitiba e Maringá, que incluíram a data no calendário oficial de comemorações".

Resistência
No início de setembro, o texto foi aprovado integralmente pela Comissão de Justiça, inclusive com assinatura dos cinco integrantes. Porém, o mesmo não aconteceu quando a matéria foi analisada na Comissão de Direitos Humanos, quase um mês depois. O vereador Filipe Barros (PRB) votou contrariamente por acreditar que "a instituição do Dia Municipal contra a Homofobia pode ter efeitos diversos dos esperados pelo proponente, fazendo com que se acentue os casos de doutrinação ideológica contra crianças e adolescentes em nossa cidade". Para o parlamentar do PRB, "nos últimos anos, foi amplamente a concepção errônea de que a 'teoria de gênero' seria única maneira de explicar a diversidade sexual humana, fato que não é verdadeiro".

Números
Na justificativa, Guilherme Belinati elencou dados de violência contra homossexuais da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Segundo o levantamento incluído no texto, o número de denúncias cresceu 166% de 2011 para 2012, saltando de 1.159 para 3.084 registros.

Cidadania londrinense
Ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná, Brazílio de Araújo Neto receberá
o título de Cidadão Honorário de Londrina nesta sexta-feira, às 20 horas, na Câmara de Vereadores. A iniciativa é do vereador Felipe Prochet (PSD) com apoio dos demais parlamentares.