Dever cumprido
"A sensação é de que eu fiz o que deveria ser feito", respondeu o vereador Amaury Cardoso (PSDB) ao ser questionado sobre a notícia da condenação de três dos quatro acusados de tentar cooptá-lo para votar contrariamente à instalação de uma Comissão Processante em desfavor do ex-prefeito Barbosa Neto. Foi a denúncia feita por Cardoso em abril de 2012 que levou o Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) a investigar o ex-secretário de Gestão Pública e de Governo Marco Cito, o empresário Ludovico Bonatto, o ex-diretor de Participações da Sercomtel Alysson Tobias Carvalho e o ex-chefe de Gabinete Rogério Ortega. Os três foram condenados a 6 anos de reclusão pelo crime de corrupção ativa oferecimento de vantagem indevida e devem recorrer no Tribunal de Justiça.

Tempos difíceis
De acordo com Cardoso, aquele período foi os mais difícil no qual passou no Legislativo municipal: "Foi muito sofrimento, eu tinha acabado de assumir a vaga na Câmara e jamais poderia imaginar que as coisas funcionavam daquela maneira, eram muitos vícios". Por outro lado, o vereador acredita que o episódio serviu de lição para o Poder Legislativo. "As mudanças foram trazidas e hoje temos um Câmara que trabalha sério", ressaltou.

Saia justa
O novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, reiterou nessa terça-feira (25) a defesa do discurso reformista do governo do presidente Michel Temer, avisou que a gestão será "baseada no diálogo", mas evitou responder se acreditava na inocência do chefe do Executivo, que está a uma semana da decisão do plenário da Câmara de aprovar ou rejeitar a abertura de processo contra ele, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o que poderá afastá-lo do cargo.
"Não se trata de uma questão de fé, de se acreditar ou não", respondeu o novo ministro da Cultura. "Fui convidado para fazer um trabalho e espero fazer o trabalho da melhor maneira possível."

Ex-prefeito multado
O Tribunal de Contas (TC) do Paraná emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas de 2015 da Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina). O então prefeito João Pavinato (gestão 2013-2016) deverá pagar multa – que em julho soma R$ 2.898,00 – pelo atraso de 117 dias no envio de dados ao Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal (SIM-AM) do TC. A Coordenadoria de Fiscalização Municipal (Cofim) manifestou-se pela irregularidade das contas, em razão da ausência de comprovação de regularidade previdenciária do município junto ao Ministério de Previdência Social. E ressalvou o atraso na entrega de dados do sexto bimestre de 2015 ao SIM-AM. A decisão foi tomada na sessão de 27 de junho. Os prazos para recurso passaram a contar em 10 de julho.

Democracia e o Legislativo
A Escola do Legislativo da Assembleia promove, junto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, o seminário sobre "Poder Legislativo e Democracia Contemporânea". O evento será no Plenarinho da Assembleia no dia 10 de agosto, das 9 às 17 horas, e dará a oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação apresentarem resultados de suas pesquisas acadêmicas. As inscrições serão feitas até 9 de agosto pelo endereço eletrônico http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo.