Posse no PT
Ex-candidato a prefeito de Londrina nas eleições de outubro de 2016, o médico Odarlone Santos de Souza Orente será empossado nesta quinta-feira (22) como novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Londrina. Na ocasião também serão empossados a Executiva e o Diretório Municipal. Estarão presentes no evento o presidente estadual do PT, Dr. Rosinha, e o deputado federal Enio Verri. A posse será auditório da APP Sindicato (Av. JK, 1284), às 20 horas. No último pleito vencido ainda no primeiro turno por Marcelo Belinati (PP) com 51,57% dos votos válidos, Odarlone (PT) ficou na quinta colocação com 4.646 votos (1,76%).

Novo partido
O mais novo partido brasileiro, o Podemos, fará seu lançamento nacional no dia 1º de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O Podemos vai suceder o Partido Trabalhista Nacional (PTN). A troca de estatuto e de nome foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 16 de maio. Presidido pela deputada federal Renata Abreu (SP), o Podemos herdou do PTN 30 prefeitos, 764 vereadores e 13 deputados federais. A maior "estrela" do partido deve ser o senador paranaense Alvaro Dias que assinará filiação em breve, deixando o PV.

Aplicativo ampliado
Lançado na última terça-feira (20) pela Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, o aplicativo "Agora é Lei no Paraná" será ampliado. O anúncio foi feita nessa quarta-feira (21) pelo presidente da AL, Ademar Traiano (PSDB). Além das mais 160 leis estaduais de interesse do consumidor já selecionadas, serão incluídas no aplicativo um arquivo digital com 300 leis. Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia em parceria com o Setor de Tecnologia da Informação, o aplicativo disponibiliza consulta à legislação de direito do consumidor e pode ser utilizado por qualquer cidadão para fazer valer os seus direitos. A meta da AL agora é distribuir panfletos em escolas e Procons de todo o Estado para difundir o aplicativo.

Remoção de delegados
O deputado estadual Delegado Rubens Recalcatti (PSD) apresentou nessa semana uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que os delegados sejam beneficiados pelo instituto da independência funcional e da inamovibilidade, do mesmo modo que acontece hoje com juízes, promotores e defensores públicos. O objetivo da PEC, segundo o parlamentar, é assegurar "estabilidade" aos delegados de Polícia em suas Comarcas, evitando que sejam transferidos ou substituídos por pressões externas ou motivações políticas. A PEC altera a redação do artigo 47 da Constituição do Paraná, incluindo os delegados de Polícia como integrantes das carreiras jurídicas do Estado, às quais são asseguradas a independência funcional e a inamovibilidade.

Cargos para o MP
A Assembleia Legislativa (AL) aprovou nessa quarta-feira (21), o projeto 144/2017, de autoria do Ministério Público (MP) do Paraná, que cria e transforma cargos no quadro de servidores do órgão. No total, serão 80 cargos de provimento efetivo de auxiliar administrativo; e 105 vagas de provimento em comissão, sendo 60 para assistente de promotoria, 35 para assessor de promotoria e dez para assessor de procuradoria. A matéria agora segue para sanção ou veto do governador Beto Richa (PSDB).

TRF4 mantém prisão
A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), julgou nessa quarta-feira (21/6) o mérito do habeas corpus do ex-gerente da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira e manteve, por unanimidade, a prisão preventiva. Segundo o relator do processo, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, Ferreira tinha contas no exterior e teria tentado repatriar R$ 48 milhões, cuja origem ainda não ficou comprovada, devendo ser mantida a medida cautelar.

Reforma política
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (SP), anunciou, nessa quarta-feira (21), que o partido desistiu da proposta de voto em lista fechada no debate da reforma política. A justificativa é a falta de apoio de parlamentares de outras bancadas. "Então, nós queremos insistir no sistema proporcional, que é o de lista aberta que temos hoje, no qual o eleitor além de escolher o partido, escolhe o candidato", disse referindo-se ao atual sistema de votação. Zarattini afirmou que o PT negocia com a base aliada do governo para acelerar a votação da reforma política antes da apresentação de uma provável denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer.