Serraglio na encruzilhada
O ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB-PR) estava em Umuarama nesse fim de semana quando o presidente Michel Temer (PMDB) anunciou que ele teria que deixar o cargo e lhe ofereceu o Ministério da Transparência. Pessoas próximas a Serraglio dizem que anúncio foi de sopetão. Ele ainda não decidiu se aceita o novo cargo e teria se aconselhado com amigos. A unanimidade foi para que ele não fosse para a Transparência, e sim voltasse ao cargo de deputado federal.

Decisão só hoje
Se voltar à Câmara dos Deputados, Serraglio deixará o assessor de Temer Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) sem a prerrogativa do foro especial. Rocha Loures foi flagrado recebendo mala com R$ 500 mil da JBS. Ele se tornou deputado na vaga deixada por Serraglio. Para os amigos de Serraglio, Temer não merece mais a "lealdade" do ministro. Ele irá comunicar sua decisão apenas nesta terça-feira (30).

‘Mal na fita’
O nome de Serraglio foi um dos mais citados em reportagens no último domingo (28). Sua saída, aponta a imprensa nacional, deve-se à sua fraqueza e de não ter sido capaz de deter as operações da PF (Polícia Federal). Na própria delação de Joesley Batista, do grupo JBS, o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) faz severas críticas à atuação do deputado paranaense à frente do Ministério da Justiça. Para o Palácio do Planalto, o estopim teria sido a ligação de uma escrivã da PF para agendar um interrogatório de Temer, gravado por Joesley.

Resistência na CGU
E se depender dos funcionários da CGU (Controladoria-Geral da União), Serraglio não será bem-vindo ao Ministério da Transparência. Nesta segunda-feira (29), os servidores fizeram protesto com faixas e cartazes repudiando o nome do ex-ministro da Justiça. Um dos cartazes dizia: "CGU combate corrupção. $erraglio aqui não".

Manobra
E Temer escolheu para novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, que tem "mais trânsito" junto aos tribunais superiores, principalmente para melhorar a interlocução do Palácio do Planalto com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que reiniciará a análise do processo de cassação da chapa presidencial Dilma/Temer no dia 6 de junho. O novo ministro fez parte da corte eleitoral de 1988 a 1996. A expectativa é também criar uma relação mais próxima do governo peemedebista com o STF (Supremo Tribunal Federal), responsável por conduzir inquérito contra o presidente por corrupção, obstrução de justiça e formação de organização criminosa. Jardim também passará a ter ascendência sobre a Polícia Federal.

Em tempo...
Rocha Loures trocou de advogado ontem, em meio a boatos de que iria negociar uma delação premiada. Apesar de ser íntimo de Temer há décadas, o presidente quer se distanciar do assessor e diz que tinham uma relação "institucional". O advogado José Luiz de Oliveira Lima deu lugar a Cezar Roberto Bittencourt – que já declarou em artigos ser contrário à delação premiada.

Vereador cassado
A Corte do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná decidiu, por unanimidade, nesta segunda-feira (29) cassar o mandato do vereador Ivo Kuchla, de Roncador. O TRE acatou o recurso do MPE (Ministério Público Eleitoral) uma vez que Kuchla, reeleito em 2016, havia sido condenado criminalmente a 3 meses de detenção e à perda dos direitos políticos e o trânsito em julgado ocorreu 19/08/2016, portanto, antes mesmo da diplomação em dezembro passado. Cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Biometria
O Fórum Eleitoral de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) informa os eleitores da cidade e de Jataizinho (também da RML) que nesta quarta-feira (31) não haverá atendimento ao público devido ao feriado municipal – dia de Nossa Senhora da Paz (padroeira do município). Os interessados em fazer o recadastramento biométrico poderão comparecer ao Fórum nesta terça-feira (30) das 9 às 18 horas com a distribuição de senhas. Quem não quiser enfrentar filas poderá efetuar seu agendamento pelo site www.tre-pr.jus.br e escolher o melhor dia e horário. O atendimento será retomado na quinta-feira (1).

Despesas de pessoal
O TC (Tribunal de Contas) do Paraná emitiu alerta de despesa de pessoal a 18 prefeituras do Estado. Onze municípios ultrapassaram 95% do limite de despesas em 2015 e 2016, estando os executivos sujeitos às vedações da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal): Flórida, Arapongas, Barra do Jacaré, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Engenheiro Beltrão, Godoy Moreira, Guaraci, Mallet, Moreira Sales e Tibagi. Sengés ultrapassou 90% do limite. Outros seis municípios extrapolaram o limite de 54% da RCL (Receita Corrente Líquida) com despesas de pessoal em 2016 e devem seguir as determinações constitucionais: Faxinal, Itaúna do Sul, Loanda, Nova Fátima, São João do Caiuá e Tamboara.