Nova região metropolitana
Está em discussão a possibilidade de criação de uma nova região metropolitana no Paraná para congregar sete municípios envolvidos do litoral: Paranaguá, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Guaratuba e Matinhos. Uma reunião pública foi marcada para a próxima quarta-feira (31), em Paranaguá. A criação de regiões metropolitanas está prevista nas constituições estadual e federal com o objetivo de organizar, planejar e executar funções públicas de interesse comum.

Licitação suspensa
Indício de irregularidade na exigência de que empresa licitante fosse filiada ao Sinapro-PR (Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná) levou o TCE (Tribunal de Contas do Estado) a suspender, por medida cautelar, concorrência pública para contratar empresa para prestação de serviços de publicidade em Toledo (Oeste). A decisão foi proferida em representação de uma das participantes da licitação. O conselheiro Fernando Guimarães considerou que tal exigência afronta a liberdade de associação sindical, prevista na Constituição.

Crise
A FNP(Frente Nacional de Prefeitos) divulgou nesta sexta-feira (26) um manifesto sobre a crise que assola o governo Michel Temer. Os prefeitos afirmam que a "gravíssima crise política e econômica" ameaça a estabilidade institucional e que é preciso uma saída "célere" e de consenso, que leve em conta "as diversas forças políticas e os três níveis de governo". Os prefeitos dizem ainda que o agravamento da crise trará "consequências inimagináveis", visto que piora a já insuficiente quantia de recursos públicos que os municípios dispõem para sustentar os serviços básicos de saúde e segurança, por exemplo.

Extensão do HC
O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), pautou para a próxima terça (30) o julgamento do pedido de habeas corpus do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. A defesa de Duque requer a extensão do HC concedido a José Dirceu (PT) no começo de maio. O caso está com Toffoli porque ele assumiu a relatoria dos pedidos decorrentes da decisão relativa a Dirceu por ter proferido o voto vencedor durante o julgamento do petista. O relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, foi voto vencido na ocasião. Duque foi preso pela segunda vez em março de 2015, durante a 10ª fase da Operação Lava Jato intitulada "Que país é esse" sob a justificativa de que estaria movimentando contas no exterior. Em abril de 2016, foi condenado em segunda instância. Os empresários Flavio Henrique de Oliveira Macedo e Eduardo Meira, sócios da Construtora Credencial, alvo da 30ª fase da Lava Jato, também terão pedido de extensão do HC de Dirceu analisado na mesma data.