Bicudo adere ao ‘Fora Temer’
No mesmo dia que a oposição protocolou seu primeiro pedido impeachment contra o presidente Michel Temer (PMDB) em Brasília, o jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impedimento de Dilma Roussef, disse que apoia a iniciativa. "Se houver um pedido com contorno jurídico consistente eu acompanho. A questão do impeachment é política com nuances jurídicas. A materialidade é uma questão secundária. Trata-se de um remédio político que deve ser aplicado", disse. Ex-deputado, Bicudo foi filiado ao PT e um importante quadro da sigla durante a maior parte de sua carreira. Em 2015, já tinha rompido com o partido quando uniu-se ao ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Jr e a advogada Janaína Paschoal na elaboração do pedido de impeachment de Dilma que acabaria sendo aprovado pela Câmara e Senado.

Semana mais curta na AL
Por conta da realização de um evento com prefeitos de todo o Estado em Foz do Iguaçu (Oeste), a Assembleia Legislativa (AL) do Paraná antecipou a sessão de amanhã para hoje, após a plenária ordinária, marcada para as 14h30. Assim, os parlamentares que participarão do encontro terão um tempo maior para se deslocar até a cidade. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), ao final dos trabalhos de ontem. De acordo com o tucano, as autoridades ficarão três dias em um hotel, tratando "dos mais diversos temas de interesse do Estado e, é lógico, em relação aos programas de governo".

Consultoria a prefeitos eleitos
O Tribunal de Contas (TC) do Paraná vai prestar consultoria aos novos prefeitos no início de 2017, a respeito dos procedimentos que devem ser adotados no início do mandato. A medida visa instruir os chefes de executivos porque no dia 31 de março será necessário concluir o envio da prestação de contas anual (PCA) dos municípios relativa a 2016, conforme estabelece a legislação. O anúncio foi feito pelo presidente do TC, conselheiro Ivan Bonilha, ao participar, no último sábado do Encontro dos Eleitos, promovido pela Escola de Formação Política Luiz Felipe Haj Mussi, no Teatro do Sesc, em Curitiba. Bonilha acrescentou que será disponibilizada uma agenda para que os municípios possam ficar seguros a respeito de todos os prazos e procedimentos legais.

Vereadores mirins
A Câmara Municipal de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) realiza hoje, a partir das 19h30, a cerimônia de posse da 20ª Legislatura da Câmara Mirim para o ano de 2017. Os vereadores mirins são indicados pelas escolas da rede pública e privada entre alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. São10 titulares e 10 suplentes, que realizam reuniões na Câmara, debatem propostas relativas aos temas educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outros de interesse do município. Em muitos casos, estas propostas são aprovadas pelos vereadores e tornam-se projetos de lei. O mandato dura um ano e não dá direito à reeleição. Segundo a Câmara, o objetivo do projeto é criar valores cívicos e morais, estimular o senso crítico e o debate sobre o que pode ser melhorado na cidade no que se relaciona à infraestrutura.

Partido da Mulher Brasileira
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) realizou o seu encontro nacional no último sábado, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença da presidente nacional do partido, Sued Haidar. Na oportunidade foram apresentados os resultados das eleições municipais e debatido o compromisso do partido com as causas femininas e de igualdade de gênero. Nas eleições municipais em outubro, o PMB elegeu 218 vereadores, 2 prefeitos, 2 prefeitas, além de já contar com mais de 38.000 filiados em todo o Brasil, com apenas um ano de existência. Representaram o Paraná no evento, o presidente estadual e suplente de deputado, Alisson Wandscheer, o secretário da executiva estadual e vereador de Ponta Grossa, Julio Küller, e o presidente da comissão provisória em São José dos Pinhais, Rafael Zilli. O PMB elegeu este ano no Estado 22 dos seus candidatos para os cargos de vereadores e vice-prefeito.

O dossiê de Garotinho
Autointitulado "um homem-bomba", por conta de provas que afirma ter contra "105 pessoas e empresas" que acusa de corrupção, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) cogita pedir proteção policial para resguardar sua integridade física. Ele responde em liberdade a um processo por compra de votos em sua cidade, Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, nas últimas eleições, e está em seu apartamento, no bairro do Flamengo, zona sul da capital."Já conversamos a respeito e estamos avaliando o pedido de proteção", disse à sua filha Clarissa Garotinho, deputada federal (PR-RJ).