Saída do DEM
O ex-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) Octávio Cesário Pereira deve decidir até a semana que vem para qual partido vai. Sempre na base de apoio do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), Octávio está disposto a deixar o DEM diante dos convites feitos pelos caciques de outras legendas. ''Já tive convites do Hauly (secretário estadual da Fazenda, do PSDB) e do Ratinho Junior (novo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, do PSC).'' Atualmente na presidência do DEM, Octávio nega que a troca seja por cargos no governo. ''Poderia ajudar melhor a tentativa de reeleição do governador estando num dos dois partidos.'' O ex-vice-presidente do DEM Tiago Amaral, filho do conselheiro do Tribunal de Contas (TC) Durval Amaral, já deixou o partido e migrou para as fileiras do PSB.

Treinamento
Os vereadores e assessores parlamentares novatos da Câmara de Vereadores de Londrina começaram na segunda-feira dois cursos sobre o Regimento Interno da Casa e o Sistema de Requerimentos do Legislativo. As aulas terminarão na sexta-feira. Na aula sobre o sistema de requerimentos, estão sendo treinados mais de 40 assessores parlamentares. Já o curso sobre o Regimento Interno tem 59 inscritos. Segundo a assessoria de imprensa da Casa, não é obrigatório fazer o curso - que é realizado sempre no início da cada legislatura. Quem concluir as aulas receberá um certificado.

Casamento
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado está pronta para votar o ''casamento gay''. Com o parecer favorável do senador Roberto Requião (PMDB), a matéria altera o Código Civil para facilitar o reconhecimento de união estável entre casais do mesmo sexo, passo que falta para a conversão da união em casamento dentro da lei. Requião argumenta que cabe ao Legislativo adequar a lei ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), exarado em 2011, a fim de ''aumentar a segurança jurídica e disseminar a pacificação social''.

Licença saúde
O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT), ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, está afastado do trabalho parlamentar. Ele só retorna à Assembleia Legislativa (AL) do Paraná no dia 19 de fevereiro. O afastamento é ordem expressa dos seus médicos, pois ele passou o final do ano passado internado. No dia 17 de dezembro, Toninho fez uma cirurgia para retirar um coágulo do cérebro. Sete dias depois teve que repetir o procedimento, permanecendo internado até o dia 10 de janeiro, quando teve alta. Ele está em casa, mas não pode receber visitas durante o período de recuperação e fisioterapia.

Chumbo trocado
Os deputados federais Francischini (PEN) e João Arruda (PMDB) trocaram farpas, ontem, pela internet. Prestes a voltar ao ninho tucano e assumir o diretório do PSDB na capital, Francischini tem sido cotado nos bastidores para subir ao primeiro escalão do governo, talvez na pasta da Segurança Pública. Ontem, aproveitou para reclamar do trabalho feito por Requião à frente da administração. ''Tiveram oito anos e deixaram os bandidos à vontade, com a polícia humilhada e sem estrutura'', lascou o ex-delegado federal. A réplica veio do sobrinho do ex-governador: ''Depois de dois anos, vocês tem a cara de pau de culpar o antecessor. Tá na hora de começar a trabalhar'', disparou Arruda.

Sarandi
O vice-prefeito de Sarandi (Noroeste), Luiz Carlos de Aguiar (PPS), foi empossado na segunda-feira como chefe do Executivo pelo presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pszybyski, o Rafael do Povão (PP). A posse foi necessária porque na sexta-feira o prefeito Carlos Alberto de Paula Júnior (PDT) foi afastado do cargo por uma decisão da 2 Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná a pedido do Gaeco, que investiga, na Operação Quadro Negro, fraudes em licitações na área da educação.
- O secretário de Educação de Sarandi, Antônio Manoel Mendonça Martins, e outros dois servidores municipais também foram afastados dos cargos.

De olho na internet
Em conversa com a FOLHA, o diretor de comunicação da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, Hudson José, disse que futuras melhorias no Portal da Transparência dependerão dos internautas. O novo sistema permite o monitoramento em tempo real do tipo de dados que são procurados, como as pessoas fazem a busca e o tipo de resposta que é obtido. ''Todas as nossas plataformas estão em constante evolução, pois a atividade da comunicação está atrelada a isso. Também estamos revendo a web radio (disponível pela internet, no site da AL) e a grade da TV Sinal'', comentou.

Indústria da transparência
Gil Castello Branco, da organização Contas Abertas, adverte que termina em maio deste ano o prazo para todos os municípios do Brasil divulgarem na internet suas informações financeiras. ''Tem que ficar de olho também na indústria da transparência'', reclama. Ele diz que surgiram no País consultorias especializadas em oferecer um pacote básico de portal para a internet aos prefeitos, só para eles não serem surpreendidos pela fiscalização. Em contraposição, diz que Estados brasileiros tiveram casos de sucesso ao delegarem esse acompanhamento às corregedorias e secretarias de transparência, em parceria com órgãos estaduais de tecnologia da informação.