Ficha Limpa no PR
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná impugnou 41 candidatos a prefeito com base na Lei da Ficha Limpa. Outros 23 candidatos também foram barrados por outros motivos (como desincompatibilização extemporânea, duplicidade ou ausência de filiação partidária, nulidade das convenções que lançaram os candidatos, falta de quitação eleitoral, entre outros). No total, a corte do TRE julgou 111 registros de candidatos a prefeito e vice-prefeito de 91 municípios do Estado.
Comitê 9840
O Comitê 9840 em Londrina, cujo foco é o combate à corrupção eleitoral, vai realizar um encontro com os candidatos a prefeito na próxima terça-feira às 18h30. Por ordem alfabética, os prefeituráveis terão 10 minutos para apresentar suas principais propostas. O encontro, aberto ao público, será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Rua Parigot de Souza, 311.
Contato
O Comitê 9840 foi criado na última semana pela OAB de Londrina para contribuir com a divulgação do processo eleitoral e receber denúncias de práticas abusivas e ilícitas por parte dos candidatos. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (43) 3029-9840 ou e-mail [email protected].
Debate
Cinco prefeituráveis de Londrina e mais o candidato a vice na chapa de Barbosa Neto (PDT), Carlos Bordin (PDT), estiveram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil ontem para um debate realizado pelo Conselho Municipal do Direito da Mulher. Segundo uma das organizadoras do debate, a conselheira Elaine Galvão, o evento durou duas horas e foi ''muito positivo''. ''Cada um teve cinco minutos inicialmente para falar sobre as propostas para política da mulher e dois minutos para responder três perguntas.''
- O candidato do PDT, Barbosa Neto, tinha confirmado presença no debate, mas, segundo o assessor de imprensa do partido, ele ''teve um compromisso de última hora'', e não pôde comparecer.
Ciúmes do Nordeste
Os ministros dos Transportes e Abastecimento, em reunião realizada na capital federal, tiveram que lidar com os ciúmes dos governos estaduais. Convidados para a Comissão de Agricultura da Câmara Federal, os Estados do Sul reivindicaram uma ferrovia nova, além das adaptações já prometidas pelo governo federal, a exemplo do que vai acontecer no Nordeste. Ela ligaria Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul pelo interior do País, cortando o Paraná pelo Oeste. Estudo de viabilidade deve ser contratado até outubro pelo governo federal.
Mandioca neles
O governo do Paraná está de olho na Medida Provisória 574, que tramita no Congresso Nacional. Ela prorroga até o final do ano a diminuição de encargos tributários na importação e venda no mercado interno das massas alimentícias. Aqui o objetivo é estender o benefício aos produtos oriundos de farinha e mandioca, ''duas linhas de produção importantes no Paraná'', diz Amauri Escudero, homem de Beto Richa em Brasília.
Dívidas
A MP 574 também cria medidas para estimular o pagamento de débitos relativos ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Escudero diz que o senador Sérgio Souza (PMDB), membro da comissão que analisa a medida provisória, acompanha o assunto. O medo é que municípios paranaenses percam o bonde, fiquem inadimplentes e tenham repasses de recursos da União bloqueados.
Aposentadorias
Os deputados estaduais rejeitaram, nesta semana, pedido de Tadeu Veneri (PT) por mais informações sobre as aposentadorias irregulares da Assembleia Legislativa. O petista está curioso com os desdobramentos do relatório da Paraná Previdência. ''Nós precisamos saber quais as medidas adotadas para ressarcir os cofres públicos pelos pagamentos indevidos feitos a funcionários'', justificou. A peça cita desvios de função, pagamento irregular de gratificações, abono natalino, vale-refeição, vale-transporte e férias a aposentados.
Registra, Adelino
Pela curiosidade do fato, registre-se que o deputado estadual Adelino Ribeiro (PSL), na sessão plenária da última terça-feira, usou da tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná sem assinalar presença no painel eletrônico da Casa. O discurso-fantasma não foi perdoado pela imprensa que cobre o Legislativo, atenta à movimentação dos políticos em plenário. Aconteceu, virou manchete.
Outro licenciado
O deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB) apresentou nesta semana requerimento pedindo licença das suas funções parlamentares. Ele quer ''tratar de assuntos particulares'', ou seja, continuar na campanha pela Prefeitura de Arapongas. O pedido é retroativo a 10 de setembro, explicando a ausência do político nas sessões plenárias realizadas após o Feriado da Independência. Todos os deputados licenciados são descontados na folha de pagamento pelos dias de afastamento.