Corrida eleitoral
Pesquisa feita pelo Instituto Portinari a pedido da Rádio Paiquerê AM, divulgada ontem, mostra Marcelo Belinati (PP) na frente da disputa pela Prefeitura de Londrina com 16,7% das intenções de voto. Na sequência está Luiz Eduardo Cheida (PMDB), 9%; Márcia Lopes (PT), 7,7%; Barbosa Neto (PDT), 6,7%; Alexandre Kireeff (PSD), 2,5%; e Valmor Venturini (PSOL), 0,5%. Não sabem, 43,3%. Brancos e nulos somam 13,7%.
- A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número PR-00073/2012.
Repercussão
Os vereadores londrinenses Rony Alves (PTB) e Joel Garcia (PP), presidente e relator da CEI de Educação, respectivamente, comemoraram a prisão dos empresários ligados às empresas G8 e Capricórnio na manhã de ontem. Em várias ocasiões, a CEI tentou ouvir José Lemes, mas sempre sem sucesso. Rony disse que as prisões corroboram o trabalho da CEI e defendeu que o Executivo tome providências quanto aos apontamentos do relatório. Joel citou reportagem da Revista Isto É sobre a ''máfia dos uniformes escolares'' em São Paulo, que receberia 4% de comissão sobre os contratos com o poder público. As empresas envolvidas são as mesmas investigadas em Londrina.
Tarifa reduzida
O projeto de lei que estabelece tarifa reduzida aos domingos em Londrina recebeu três emendas na sessão de ontem da Câmara de Vereadores e foi retirado de pauta para receber parecer da Comissão de Justiça. Duas emendas são do próprio autor da proposta, Joel Garcia (PP). Devido à proibição da legislação eleitoral de fornecer benefícios no período anterior ao pleito, ele acrescentou um artigo prevendo que a tarifa reduzida somente seria colocada em prática a partir de 1º de fevereiro do ano que vem. A outra emenda prevê que a tarifa domingueira seria correspondente a 50% do valor integral da passagem. O texto do projeto original estabelecia valor de R$ 1 para a tarifa aos domingos. Hoje a passagem integral custa R$ 2,20. A terceira emenda é de Sebastião dos Metalúrgicos (PDT), prevendo isenção total das passagem aos domingos para pessoas com mais de 60 anos. A Constituição Federal e o Estatuto do Idoso já garantem a isenção integral da passagem do ônibus urbano em qualquer dia da semana para pessoas com mais de 65 anos.
Fora da pauta
Dois vetos parciais do prefeito de Londrina José Joaquim Ribeiro (PSC) a projetos que compõem o Plano Diretor da cidade foram retirados de pauta por uma sessão ontem, a pedido do líder do Executivo. Na Lei do Perímetro Urbano o prefeito vetou emenda que previa alíquota máxima para o IPTU progressivo nos terrenos vazios. Quanto à Lei do Parcelamento do Solo, o prefeito vetou 59 itens do projeto, que sofreu cerca de 170 alterações na Câmara. Nos dois casos, o Executivo alegou inconstitucionalidade das emendas apresentadas pelos vereadores.
- Os parlamentares derrubaram ontem veto parcial do Executivo à Lei de Diretrizes Orçamentárias. O prefeito vetou emenda que limitava em 15% os aditivos contratuais, alegando que há afronta à Lei das Licitações.
Tem 25, Traiano
No meio da sessão plenária de ontem, o presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), chamou discretamente a atenção do líder do governo na AL, o tucano Ademar Traiano. Baixinho no microfone, Rossoni advertiu: ''Tem 25, Traiano'', referindo-se ao quórum baixo para qualquer votação. Enquanto o líder buscava recolher os liderados ao plenário, Rossoni viu-se na tarefa de ganhar tempo e anunciou o recesso branco da Semana da Pátria.
Observatório permanente
Foi criado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), ontem, o Observatório dos Direitos Humanos do Paraná. A iniciativa estudará casos de violação acontecidos durante o período da ditadura militar, com suporte acadêmico do curso de Direito da UFPR e entidades que compõem o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. A expectativa é que o observatório assuma parte da sistematização dos casos que serão analisados pela Comissão da Verdade do governo federal.
Dois ataques
O Partido Verde (PV) registrou dois boletins de ocorrência semana passada, dando conta de atentados contra sedes da legenda em Irati (Sudeste) e Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba). No primeiro, atearam fogo na placa da candidata a prefeita, Ieda Regina Waydzik, em frente ao comitê, desfigurando somente a imagem da política. O outro ataque ocorreu na sexta-feira passada, com o arrombamento do comitê de Almirante Tamandaré. A documentação foi revirada e um computador roubado.
Copa de 2014
O terceiro relatório do Tribunal de Contas (TC) do Estado sobre as obras de infraestrutura relacionadas com a realização da Copa de 2014 no Paraná deve ser apreciado amanhã pelos conselheiros. Curitiba será uma das cidades-sedes que receberão as seleções estrangeiras de futebol.
Tevê aberta
É capaz de o Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná passar na frente da Assembleia Legislativa (AL) e colocar a programação da sua emissora em canal aberto antes dos deputados estaduais. Ontem o desembargador Onésimo Anunciação recebeu a visita do secretário estadual de Comunicação, Marcelo Cattani, e do diretor-presidente da TV E-Paraná, Paulo Vítola, para tratar do assunto.
Dedo do Sarney
A transmissão em canal aberto da tevê dos magistrados inclui um acordo com a TV Senado, para compartilhamento de rede. O convênio com o governo do Paraná estabelece a concessão de espaço por parte da E-Paraná para abrigar equipamentos de recepção e transmissão, que foram cedidos ao TJ pelo Senado, assim como a cessão de torre de transmissão. A princípio, a programação contemplará a transmissão de julgamentos no TJ e no primeiro grau.