Maçonaria apoia Gaeco 1
A Maçonaria Londrinense vai entregar ao coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Claudio Esteves, um manifesto em desagravo aos ataques feitos pelo PDT. No ato público do partido, realizado na última segunda-feira na Praça Rocha Pombo, pedetistas afirmaram que as investigações feitas pelos promotores tem cunho político.

- No evento, que será realizado no Fórum, às 15h30, na segunda-feira, a Maçonaria também vai cobrar a instalação da Vara Judicial para Crimes Contra o Patrimônio Público. O coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, também deve participar ao ato.

Maçonaria apoia Gaeco 2
Segundo o engenheiro Claudio Espiga, um dos redatores do manifesto que será distribuído pela Maçonaria, ''com o grande número de casos de corrupção que vêm sendo registrados em Londrina nos últimos anos, a cidade necessita de uma Vara especializada''. Ele disse que ''a sociedade precisa mostrar que apoia todo o tipo de investigação''.

Entidades querem transparência e...
Entidades londrinenses afirmam que ''a cidade precisa passar por um choque de transparência e, urgentemente, associar seu nome ao desenvolvimento, ao respeito pelas leis, à cidadania''. Em nota intitulada ''A busca da verdade'' e divulgada ontem, o Sinduscon/Norte, a Sociedade Rural do Paraná e a Acil afirmam que ''não é possível conviver com tanta instabilidade''.

- Os presidentes das entidades estiveram na quinta-feira na sede do Gaeco, buscando mais informações sobre as investigações que apuram suposto esquema de compra de votos na Câmara de Vereadores.

...agilidade na apuração
Escrevem, ainda, que ''é essencial que os poderes constituídos deem uma resposta rápida diante dos problemas que o município vem enfrentando''. ''Ao longo dos anos, o Ministério Público local tem encaminhado diversos processos ao Judiciário. Muitos tramitam há mais de uma década, sem que a verdade venha à tona pelas mãos da Justiça. Nós, como entidades da sociedade civil organizada, entendemos que é de suma importância a melhora na estrutura do Judiciário local, para que as respostas a todos esses processos sejam mais rápidas e precisas'', cobram as entidades na nota.

PPS reúne pré-candidatos em Londrina
O PPS realiza na Câmara de Vereadores, nesta manhã, um curso de formação política para os filiados que vão disputar as eleições em outubro. Conforme o pré-candidato à Prefeitura, Tercilio Turini, o curso contará com a presença do presidente do PPS no Paraná, deputado federal Rubens Bueno, que vai falar sobre a conjuntura política nacional.

- Outras palestras vão abordar os seguintes temas: sustentabilidade, marketing eleitoral e legislação eleitoral. ''Quem não fizer o curso, não poderá ser candidato'', afirmou Turini.

- São esperadas 200 pessoas no evento que é aberto ao público.

Plebiscito
Mais uma vez o projeto de Decreto Legislativo, que prevê a realização de plebiscito para definir sobre municipalização ou terceirização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

- Na sessão de quinta-feira, a matéria - com parecer contrário da Comissão de Justiça - foi retirada de pauta por 10 sessões.

- Hoje os serviços são prestados pela Sanepar por meio de contato emergencial, já que, segundo o município, o contrato de 30 anos, celebrado em 1973, expirou-se em 2003.

Uso de combustível na AL
Portaria publicada em Diário Oficial pela Assembleia Legislativa (AL) do Paraná informa que as despesas mensais com combustíveis e lubrificantes para uso de diferentes departamentos da Casa somam um total de 24,5 mil litros. De acordo com a assessoria de comunicação da AL, a divisão da cota máxima dos setores se manteve aos valores que já vinham sendo aplicados, com exceção da Diretoria Geral, que teve a quantidade reduzida pela metade, com a possibilidade de uso de até 750 litros por mês. A procuradoria-geral da Casa teve a sua cota, que era de 250 litros, suprimida, pela desnecessidade do uso.

Divisão
O limite para gasto mensal, com combustível, por parte da presidência e da 1 secretaria da AL, é de 2 mil litros para cada. A 2 secretaria tem limite de 1,5 mil litros, enquanto 3, 4 e 5 secretarias possuem, cada uma, cota de 1 mil litros mensais, da mesma forma que as sete lideranças da Casa e três blocos partidários. A 1 vice-presidência tem cota de 2 mil litros; a 2 e a 3 vice-presidência 1 mil litros. Completam a lista as diretorias administrativa, de apoio técnico, de pessoal, legislativa e financeira, com 250 litros mensais cada.

Perguntinha
Será que o apoio da Igreja e de entidades, como Acil, Sociedade Rural do Paraná, Sinduscon e Maçonaria, ao trabalho do Gaeco em Londrina também será visto como conspiração?