Tropeção
Em carta encaminhada ao ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, dia 24 de abril, o governador do Paraná Beto Richa (PSDB) se referiu ao projeto Arco Norte, que prevê a construção de um aeroporto internacional de cargas em Londrina, como Arco Verde.
Prorrogando
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) renovou por três meses o contrato com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a elaboração de estudo técnico e patrimonial do sistema de saneamento básico de Londrina. O prazo inicial era de três meses e encerrou-se 25 de abril. O presidente da CMTU, André Nadai, disse que não haverá aumento do valor total da contratação, que é de R$ 595 mil. De acordo com ele, houve necessidade de prorrogação porque há farta documentação a ser analisada. ''A Sanepar forneceu muitos documentos em papel, mas precisamos disso digitalizado'', comentou. Na semana passada, Nadai e representantes da FGV se reuniram com diretores da Sanepar para pedir colaboração na entrega de documentos.
- Com o estudo pronto, o município irá decidir se mantém o contrato com a Sanepar, municipaliza ou terceiriza os serviços de água e esgoto.
Contratando
A CMTU contratou, sem licitação, o Itaú/Unibanco para receber multas de trânsito aplicadas pela companhia. Com validade de 12 meses, o contrato tem valor de R$ 80 mil.
Exoneração
O ex-secretário de Saúde de Londrina Márcio Nishida, que saiu do cargo no começo do ano para estudar no Japão, pediu demissão do serviço público municipal. O ato de exoneração da função de médico foi publicado na edição de ontem do Jornal Oficial do Município.
Desabafo 1
Da base governista, o vereador Roberto Fú (PDT) fez um desabafo ontem na Câmara de Londrina. Em seu pronunciamento, ele indiretamente criticou o ex-prefeito Antônio Belinati (PP) e comentou sobre as denúncias que recaem sobre seu ex-assessor parlamentar Rogério Lopes Ortega, chefe de Gabinete de Barbosa Neto preso no último dia 1º. ''Não justifica o que está acontecendo hoje na cidade de Londrina, mas não podemos esquecer que irregularidades datam de muito antes do prefeito Barbosa Neto. Quero ressaltar que não concordo com o que estão denunciando, e que um erro, se for confirmado, não justifica o outro, mas tem coisas que o povo esquece'', afirmou.
Desabafo 2
Em relação a seu ex-assessor, o vereador ressaltou que não queria que ele fosse para o Executivo. ''Na carreira de um homem, ser secretário é uma coisa importante, mas eu não queria que ele fosse. Só quero deixar registrado aqui que nos sete anos que o Rogério trabalhou comigo, no meu gabinete, ele se pautou pela legalidade e pela honestidade. Sempre fez um ótimo trabalho. Eu desafio alguém a investigar se ele fez alguma irregularidade enquanto trabalhava comigo'', alegou.
Comissão de Justiça
Como solicitado pela vereadora Sandra Graça (PP), um novo nome foi escolhido para integrar a Comissão de Justiça da Câmara de Vereadores de Londrina: Amauri Cardoso (PSDB). O pedido foi feito porque a vereadora, que é presidente da comissão, vai integrar a Comissão Processante da Centronic e, devido ao volume de trabalho e tempo limitado para a investigação, não teria como ficar nas duas comissões. Agora Amauri deve decidir com os outros dois integrantes da Comissão de Justiça - Jacks Dias (PT), vice-presidente, e José Roque Neto (PR), membro - se ficará como presidente da comissão ou com outra função.
Suspensão
O PPS de Curitiba decidiu suspender os direitos partidários do vereador Zé Maria, pelo período de dez meses. A penalidade foi estabelecida porque o parlamentar não votou contra parecer do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que inocentou o ex-presidente da Câmara da Capital, vereador João Claudio Derosso (PSDB), de denúncias de irregularidades em contratos de publicidade firmados pela Casa. A suspensão partidária significa que o verador deixará a liderança do partido na Câmara de Curitiba, a vice-presidência do PPS da Capital e não terá direito a voto no diretório.
Reforma do regimento adormece?
O fim da reeleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná é uma das propostas que se ventila com a reforma do regimento interno, que se pretende fazer. Com a possibilidade de reeleição do atual presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), será que vai andar a passos largos a tão prometida reforma no regimento ou vai, uma vez mais, se prolongar sem resultados, pelo menos até o fim do ano?
Gaeco e o PSDB
Dentro da tese da perseguição, o prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) soltou ontem uma nova crítica ao Gaeco. Segundo o pedetista, há uso político do órgão, braço do Ministério Público estadual. ''Eu continuo acreditando que foi uma grande armadilha feita pelo vereador do PSDB contra a nossa administração. Porque inclusive a própria entidade Ministério Público, Gaeco, é nomeada pelo governador do Estado, que é do PSDB. Será que o Gaeco vai investigar algum órgão do governo do Estado? Qual a legitimidade do empregado investigar o próprio patrão, que é quem nomeia este grupo especial?'', disparou ele, ontem pela manhã, na coletiva semanal. Procurado pela FOLHA, o promotor de Justiça Cláudio Esteves, coordenador do Gaeco em Londrina, preferiu não comentar a declaração do prefeito.
Perguntinha
Será que agora, com o apelo feito pelo governo estadual, o Arco ''Verde'' sai do papel?