Parceria para construir mercado municipal
Foz do Iguaçu
- O mercado municipal de Foz do Iguaçu (Oeste) deverá ser construído na área da antiga Cobal, na Vila A. O galpão e o terreno serão repassados em regime de comodato para o Parque Tecnológico Itaipu. Toda a estrutura será reaproveitada para o projeto. Boa parte da obra será financiada pela Itaipu Binacional e pelo PTI. O custo é estimado em R$ 13 milhões. O cronograma das obras ainda não foi definido, mas a revitalização do espaço deve ter início imediato. As informações são da Prefeitura de Foz, acrescentando que os detalhes foram acertadas no dia 9, pelo diretor geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, e o prefeito Chico Brasileiro. O mercado da antiga Cobal tem uma ligação histórica com a construção de Itaipu e o desenvolvimento da Vila A. O espaço, que está vazio, será ocupado por um polo de economia solidária. A proposta é unir num mesmo local abastecimento, integração cultural e social, além de divulgar e fomentar a diversidade cultural da região, com a geração de emprego e renda.

Endemias recolhe lixo eletrônico
Ibiporã
- Devido à grande quantidade de lixo eletrônico (televisores, monitores de computador, DVDs, eletroeletrônicos) e aparelhos da chamada "linha branca" (fogões, geladeiras, micro-ondas) descartados irregularmente em terrenos baldios e fundos de vale, a equipe do Setor de Endemias da de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) realizou recentemente uma coleta em alguns bairros.
Segundo o coordenador de Endemias, Aldemar Galassi, mais de 100 componentes eletrônicos foram retirados do meio ambiente. O material foi encaminhado a Central de Tratamento de Resíduos do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto). Segundo ele, a preocupação de recolher o lixo eletrônico deve-se à possibilidade de se tornar foco do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. "É inverno e estamos vivendo um longo período de estiagem, condições desfavoráveis para a reprodução do mosquito. Contudo, logo chegam as chuvas e o calor, combinação ideal para a sua proliferação." O Samae faz o recolhimento e dá a destinação correta ao lixo eletrônico. O munícipe pode ir pessoalmente até a sede do Samae (Av. Santos Dumont, 565, Centro), ou ligar no 3258-8195 para solicitar o recolhimento.

Circo da Alegria adquire equipamentos
Toledo
- O Circo da Alegria, que funciona junto à Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, em Toledo (Oeste), recebeu R$ 19.500,00 da Justiça Federal. O projeto foi contemplado com um edital da Justiça de 2016, que destina recursos de penas alternativas. Com a verba foram adquiridos materiais como sapatos e nariz de palhaços, bolas de equilíbrio, além de materiais para apresentações de malabarismos, como chapéus, claves de luz, contatos (bolas) de acrílico, entre outros. A verba também possibilitou a aquisição de armários. "São materiais caros, alguns deles importados, que não conseguimos comprar normalmente. Procuramos sempre utilizar os recursos deste projeto para atividades diretas com as crianças e adolescentes", explica o coordenador do Circo, Dado Guerra. Implantado em 1992, o projeto atende cerca de 150 crianças, a partir dos 4 anos de idade, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Associação de Pais e Mestres da Escola Anita Garibaldi. O projeto envolve também as parcerias das secretarias de Assistência Social e de Educação. As crianças recebem noções de cidadania, disciplina e responsabilidade e participam de atividades de formação circense, recreação, esporte, artes e informática.