Educação empreendedora em Cambé
Cambé - Os 470 alunos da Escola Municipal Professora Lourdes Gobi, de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) terão lições de empreendedorismo. O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado em parceria entre a prefeitura e o Sebrae, permitirá aos estudantes aprender sobre o empreendedorismo, desenvolver produtos e serviços e comercializá-los em uma feira que será realizada em novembro. Esse é o projeto piloto em Cambé do curso que iniciou em maio com a capacitação dos professores, pedagogos e servidores. A próxima etapa inicia em agosto quando os alunos, com apoio de material didático específico, vão aprender em oficinas semanais a teoria e a prática dos princípios do empreendedorismo. Cada turma vai criar uma mini empresa. "Não almejamos uma visão empresarial ou corporativa nesse projeto. Acreditamos que o curso vai trazer muito mais que isso para nossos alunos. O que eles vão aprender aqui vão levar para vida. No JEPP as crianças vão desenvolver a dedicação, a pró-atividade, o trabalho em equipe, a responsabilidade, a disciplina", observa a diretora Andressa Carrion.

Cozinha do Pioneiro de Ibiporã
Ibiporã - O projeto de recuperação da memória de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) - "Cozinha do Pioneiro" - será desenvolvido em paralelo à segunda fase do Circuito das Capelas, que em 2017 abordará as igrejas evangélicas históricas. O trabalho de pesquisa e gravação em vídeo consiste em recuperar histórias, tradições e costumes das famílias pioneiras locais através de receitas que foram passando de geração para geração, trazendo uma identidade cultural para Ibiporã, o que pode influenciar também o turismo na cidade. "Não é necessário o pioneiro vir preparar a receita, mas essa comida tem que ter uma ligação histórica com a família, de acordo com a etnia ou nação da qual descendem", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio. A seleção será feita a partir de cadastros que devem ser preenchidos e entregues na secretaria. A proposta é que seja enviada uma receita por família, para dar espaço a um maior número de famílias.

Cavalgada reúne três mil em Cianorte
Cianorte - Cerca de três mil pessoas participaram da 15ª edição da Cavalgada Ecológica Cinturão Verde, realizada no domingo (16), em Cianorte (Noroeste). O evento oficializou o início da programação alusiva aos 64 anos do município, que segue até 30 de julho. Nesta quarta-feira (19) haverá homenagem aos pioneiros. No sábado (22), às 19h30, será realizada a missa em ação de graças, no Santuário Eucarístico Diocesano. Também no sábado terão início as atividades no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, com parque de diversões, o Festival Gastronômico (Picanha na Chapa do Rotary Club Furquim de Castro R$ 40) e o show de Milionário e Marciano, com o espetáculo Lendas, que tem entrada gratuita.

Meu Campinho será implantado em 20 bairros
Maringá - A Prefeitura de Maringá (Noroeste) inicia a construção de áreas de lazer em 20 bairros da cidade e nos distritos de Floriano e Iguatemi. O projeto prevê campo de futebol suíço com grama sintética, alambrado e iluminação, parque infantil e espaço de convivência. O projeto 'Meu Campinho', viabilizado com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, prevê investimento de cerca de R$ 10 milhões. Arquitetos e engenheiros da Gerência de Acessibilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizam levantamentos das áreas para verificar a viabilidade do projeto, orçamento e outras informações que serão repassadas ao governo estadual para liberação de recursos e início das obras. Cumprida essa fase burocrática será iniciado a execução do projeto. Pelo menos três locais indicados já passaram por avaliação e foram aprovados: Jardim Aurora, Residencial Quebec e Jardim Licce.