40% já pagaram IPTU em Paranavaí
Paranavaí
- Um levantamento feito pela Secretaria de Fazenda de Paranavaí (Noroeste) aponta que, até o dia 10 de janeiro, 41,42% dos imóveis de Paranavaí já estavam com o IPTU 2017 quitado. Isso significa que do total de 46 mil imóveis, proprietários de 27 mil aproveitaram o desconto de 20% para pagamento à vista do imposto. O município arrecadou com o IPTU e da taxa de coleta de lixo, pouco mais de R$ 10,6 milhões. O contribuinte tem até 10 de fevereiro para pagar com desconto de 10% e até 10 de março para o desconto de 5%.

Balanço da Defensoria em Apucarana
Apucarana
– A Defensoria Pública do Paraná em Apucarana (Centro-Norte) realizou 602 atendimentos em 2016 nas áreas Criminal, Execução Penal, Família e Infância e Juventude. O balanço foi divulgado nesta semana e contabiliza atendimentos desde meados de maio, quando a sede passou a beneficiar a população de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi. A área de Família, com 386 atendimentos, é a de maior procura, seguida pelas áreas Criminal e Infância e Juventude. As defensoras Maísa Dias Pimenta e Renata Miranda Duarte informam que do total de atendimentos, em 448 foram adotadas as providências necessárias, como ajuizamento da ação e protocolo da defesa.

Carnês serão entregues em Cianorte
Cianorte
- Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Cianorte (Noroeste) receberão os carnês a partir de fevereiro. A entrega dos 35 mil documentos será realizada pelos Correios. O vencimento da primeira de 11 parcelas será em 20 de fevereiro, no mesmo dia em que deve ser efetuado o pagamento à vista com desconto de 12%. Lucas Trugílio Ribeiro, da Divisão de Receitas Imobiliárias. Explica que apenas o pagamento da primeira parcela será em uma data única para todos os contribuintes. "As demais terão os vencimentos em dias diferentes conforme a região onde está localizado o imóvel." Mais informações no www.cianorte.pr.gov.br/servicos.

Vacinação em Maringá começa na segunda
Maringá
- A vacina contra papilomavírus humano (HPV) para meninos entre 12 e 13 anos será disponibilizada, gratuitamente, a partir de segunda-feira (16) em 34 postos de vacinação em Maringá (Noroeste). Aproximadamente 5 mil doses de vacinas foram entregues na Secretaria de Saúde. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de seis em seis meses entre as aplicações. Desde 2014, a campanha passou a fazer parte do programa de imunização para meninas de 9 a 13 anos e este ano foi ampliada para até os 14 anos. A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina também será ampliada gradualmente. "O objetivo da campanha é reduzir a circulação do vírus entre meninos e meninas e, dessa forma garantir a redução dos casos de câncer de colo de útero e de vulva, além de proteger os homens contra cânceres de pênis e garganta e verrugas genitais", destaca o secretário de Saúde, Jair Biatto.

Adequações em hospital de Toledo
Toledo
- Foram aprovados pela Vigilância Sanitária os projetos de reforma e adequações do Mini-Hospital para a volta do atendimento 24 horas na Vila Pioneiro, em Toledo (Oeste). O espaço está fechado há dois anos, desde a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker. Ao lado do Mini-Hospital foi instalada uma unidade básica de saúde da Vila Pioneiro, que permanece aberta até a meia-noite. Segundo o secretário Thiago Stefanello, o atendimento 24 horas no local será restabelecido, assim como os atendimentos de urgência e emergência e a manutenção de leitos de observação. Ele afirma ainda que não haverá contratações, mas remanejamento de profissionais.

Colônia de férias em Umuarama
Umuarama
- Dezenas de crianças e adolescentes participam da colônia de férias do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) de Umuarama (Noroeste). A colônia, realizada pela prefeitura, está aberta para crianças e adolescentes que querem se divertir e praticar esportes, como torneios de futebol e vôlei de areia, bola queimada, caça ao tesouro, betes, amarelinha e lenço atrás, atividades circenses com tecidos, pintura facial, tênis de mesa, entre outros. As atividades são realizadas das 13h30 às 18 horas até 3 de fevereiro e a participação é gratuita.

Mutirão de cirurgias em Foz
Foz do Iguaçu
- A oitava edição do mutirão de cirurgias de catarata será realizada nos dias 28 e 29 de janeiro no Hospital Municipal Padre Germano Lauck de Foz do Iguaçu (Oeste). A iniciativa faz parte do ‘Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas’ e é organizado pela 9º Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o chefe da 9º Regional, Ademir Ferreira, a expectativa é atender toda a demanda reprimida. "Como a prefeitura de Foz do Iguaçu está em gestão ampliada, é o município que define quais os pacientes que serão atendidos. Seguem tendo preferência pacientes de mais idade e quadros de risco que são definidos pelo médico."