Qualidade do ar em Cascavel
Cascavel
– O município de Cascavel (Oeste) deve ganhar até outubro uma Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar. "Por meio da estação, a população conhecerá a qualidade do ar que respira, com monitoramento a cada hora. Caso a qualidade do ar não for boa, será feito o estudo das causas", frisou a chefe do Departamento de Qualidade do Ar do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Dirlene Cavalcanti e Silva, que esteve nesta segunda-feira (29), em Cascavel, onde se encontrou com o prefeito Edgar Bueno. Na ocasião, foi anunciado que R$ 1 milhão serão investidos em equipamentos para a instalação da unidade, que deve começar a funcionar até novembro e será mantido pelo IAP. O município ficará responsável por fornecer a área, a base e a cerca para a estação. No Paraná serão instaladas seis unidades fixas e uma unidade móvel. Serão feitas medições dos indicadores da qualidade do ar: Partículas Totais em Suspensão (PTS), fumaça, partículas inaláveis (PI ou PM10), Dióxido de Enxofre (SO2), Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3), Dióxido de Nitrogênio (NO2).

Biblioteca de Peabiru completa 46 anos
Peabiru
- A Biblioteca Pública Municipal de Peabiru (Centro-Oeste) completou nesta segunda-feira (29) 46 anos. Localizada na Casa da Cultura Prof. Nely Pinheiro, a biblioteca possui um acervo variado, totalizando cerca de três mil livros. "Estamos desde agosto do ano passado renovando este acervo. Ganhamos e adquirimos quase três mil livros, o que seria suficiente para abrir outra biblioteca na cidade", conta o responsável pela divisão de Cultura e Arte Popular, Jair Elias dos Santos Júnior, que informou ainda que a biblioeca conta com uma comissão formada por pessoas da comunidade. "Ela é que define as aquisições e o descarte", explica.

Projeto Ciência na Escola
Francisco Beltrão
- Alunos de Medicina e Nutrição da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e 250 estudantes da rede municipal de Francisco Beltrão (Sudoeste) participarão da I Feira de Ciências da Unioeste no dia 2 de setembro.
O evento é resultado do projeto Ciência na Escola, coordenado pela professora Carolina Panis e financiado pelo Programa Universidade sem Fronteiras da Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Foi criado em 2014 para atender uma demanda trazida pelo seu filho, que reclamou que na escola dele não havia o ensino de Ciências. "Decidi iniciar um projeto piloto de atividades voltadas para Ciências e Saúde para crianças do terceiro ano", explicou. O projeto atende quase 300 crianças da rede pública, abordando temas como o mundo microscópico, seu sistema imune, nutrição e saúde. Após realização de dois anos, 2015/2016, o projeto finaliza suas atividades com a Feira de Ciências, em que cada escola atendida apresentará um dos temas trabalhados durante o ano para alunos de outras escolas, familiares e comunidade acadêmica da Unioeste.

Feira Solidária
Foz do Iguaçu
– A Feira de Economia Solidária será realizada todas as quintas-feiras, das 16 às 21 horas, na passarela ao lado do prédio Administrativo no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento que reúne artesãos, produtores e consumidores foi desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e conta com o apoio do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Rede EcoVida e da Secretaria Municipal de Agricultura. No campus também acontece todas as terças a Feira da Agroecologia, que além de Foz do Iguaçu, ocorre nos campi de Marechal Cândido Rondon, Cascavel e Toledo. A feira tem diversas atividades em torno de temas como economia solidária, turismo de base comunitária sustentável, artesanatos, alimentos orgânicos, prosas, palestras, autogestão, cooperativismo, entre outros.

Farmácia com horário reduzido
Paranavaí
- A partir de quinta-feira, dia 1º de setembro, a Farmácia Municipal (antes conhecida como Farmácia Escola) de Paranavaí (Noroeste) passará a ter horário de atendimento reduzido. A unidade abrirá às 11 horas e fechará às 17 horas. Em caso de grande fluxo de pacientes, as últimas senhas de atendimento serão entregues até o horário máximo de 16h30, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a assessora da Sesau, Rosana Franco, a medida foi tomada porque nesta quarta-feira se encerra o convênio com uma instituição de ensino superior, que fornecia estagiários para atuar na unidade. "Como o município está impossibilitado de realizar novas contratações em virtude do período eleitoral, a alternativa encontrada para a continuidade do atendimento da Farmácia Municipal foi a redução do horário de funcionamento".