Donos de veículos são notificados
Campo Mourão – Proprietários de veículos que estão parados em uma via pública de Campo Mourão (Noroeste) há mais de três meses estão sendo notificados pelo Departamento de Trânsito (Diretran) da prefeitura. A equipe fixa um adesivo no veículo, convocando o proprietário ou responsável a removê-lo do local no prazo de 10 dias. De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização e Administração de Trânsito, Moisés Nascimento, se a medida não é tomada, o veículo é recolhido para o pátio da Secretaria de Obras. Em seguida, o proprietário tem 15 dias para resgatar o veículo, pagando taxas referente as despesas administrativas de remoção e guarda do veículo. Decorrido o prazo de 90 dias, se não houver reclamação e o pagamento das taxas o veículo será submetido a leilão público.

Consultório na Rua
Cascavel – Cerca de 130 pessoas foram atendidas no Consultório de Rua, serviço disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Cascavel (Oeste) há dois meses. O serviço itinerante conta com uma equipe composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e técnico de enfermagem, oferecendo atendimento a pessoas que vivem nas ruas, usuários de álcool e drogas ou que apresentem outras necessidades. A equipe atende de segunda a sexta-feira, em horários diferenciados, conforme a demanda e diagnóstico territorial. "Grande parte desta população de rua apresenta dificuldade de vinculação com a equipe, devido à longa permanecia na rua, necessitando de sucessivas aproximações", observa o secretário Reginaldo Andrade. O Consultório na Rua é uma estratégia que faz parte da Política Nacional de Atenção Básica.

Secretaria oferecerá dois cursos
Toledo - A Secretaria de Cultura de Toledo (Oeste) está com inscrições abertas para dois novos cursos: bateria e contrabaixo, que serão oferecidos na Casa da Cultura, Ceu das Artes e Florir Toledo. As aulas haviam sido suspensas no início do ano após exoneração de um dos professores. Segundo a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, a oferta dos novos cursos só foi possível em virtude da contratação dos novos servidores e do convênio com a Funart. Cerca de 75 alunos estão na fila de espera para o curso de violão popular, 30 para violão clássico e 20 para guitarra. Com a contratação dos novos professores a coordenação de cursos está entrando em contato para a efetivação das matrículas desses alunos. Após o chamamento prioritário dos alunos que estão na fila de espera, a coordenação irá abrir novas vagas conforme a sobra delas. Mais informações sobre os cursos pelo telefone (45) 3055-8713.

Vistoria em cemitérios
Marialva - O Departamento de Controle de Endemias de Marialva (Noroeste) coordena a retirada de vasos e recipientes que acumulam água nos túmulos e jazigos dos cemitérios públicos. A medida cumpre determinação da Lei Ordinária 2038/15 e tem o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya. Funcionários também orientam a população para que não utilizem vasos, ornamentos ou recipientes que impeçam o escoamento da água da chuva. Vinte mil panfletos informativos foram distribuídos no início de julho. "Estamos conscientizando todos os que nos procuram sobre os riscos oferecidos à comunidade por conta de um hábito que parece tão inofensivo", explica a coordenadora do departamento, Maria Tereza Severino.

Festival universitário
Irati – A tarde de lançamento da sexta edição do Festival Universitário da Canção (Fuca) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aconteceu na no dia 20 de julho. O objetivo foi apresentar o Festival para a comunidade e incentivar mais pessoas a participar. O evento será realizado de 21 a 23 de setembro, campus Santa Cruz, em Guarapuava. As inscrições podem ser feitas até 25 de agosto. "É um evento que tem crescido muito e tem trazido para dentro da universidade uma comunidade que precisa realmente de um momento de lazer e de descontração", afirma o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza. Mais informações no www.unicentro.br/fuca .