Competição de Trekker Trek
Tibagi - Cerca de 30 pilotos são aguardados para a penúltima etapa do Trekker Trek, que será realizado em Tibagi (Campos Gerais), na sexta-feira, a partir das 19 horas, com os treinos livres; e sábado, às 10 horas, com as provas oficiais. A competição ocorrerá próxima à pista de laço, no Centro Municipal de Eventos – Horto Florestal. O coordenador do evento, Guilherme de Geus, informou que são aguardados pilotos de várias cidades da região, como Tibagi, Castro e Arapoti, e também de São Paulo. "Eles vão disputar em cinco categorias, que vai de 3,5 mil até 7,5 mil kg", relata. Ele destaca também que os tratores utilizados nas provas são usados durante todo o ano nas atividades agrícolas. "Todos os pilotos são do setor agropecuário e os veículos são usados o tempo inteiro nas lavouras. Na véspera das provas é que eles são preparados e acoplados para as competições", detalha.

Bombeiros realizam campanha
Cornélio Procópio – Cerca de 15 toneladas de produtos arrecadados em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) e região foram entregues ontem à direção do Hospital do Câncer de Londrina. Os donativos – em sua maioria materiais de higiene e limpeza e alimentos – são resultado da campanha coordenada pela unidade local do Corpo de Bombeiros. "Os resultados foram além da expectativa, com as pessoas se envolvendo de cabeça neste nosso projeto", avaliou o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Fábio Azevedo. Ele atribuiu o sucesso da campanha ao trabalho desenvolvido pelos parceiros da campanha, como Polícia Militar, entidades filantrópicas e religiosas, entre outros.

Mutirão de limpeza
Foz do Iguaçu - O Iguaçu, maior rio paranaense, receberá um mutirão de limpeza nos dias 2 e 3 de dezembro. A ação será realizada nos 30 quilômetros acima das Cataratas do Iguaçu e nos dez quilômetros abaixo das quedas, próximo ao Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (Oeste). Cerca de 40 pessoas, três barcos a motor e oito caiaques estarão envolvidos nas atividades. As equipes irão retirar entulhos trazidos pelo curso do rio que se acumulam em sua margem, remansos e sobre a vegetação da mata ciliar. "O lixo que chega próximo às Cataratas vem de diversas cidades do Paraná, por onde passa o Rio Iguaçu. O nosso objetivo é que um dia não precise mais fazer estas ações", afirmou o biólogo Pedro Fogaça, responsável pela operação. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Setor de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu.

Novos CEPs em Rolândia
Rolândia - A partir de amanhã, o município de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) deixará de ter um CEP geral e passa a ter códigos específicos para cada avenida, praça, rua, travessa, entre outros. A criação dos códigos individuais para os logradouros surgiu da necessidade de atender ao crescimento da cidade, que atingiu o principal critério estabelecido para a implantação de CEPs específicos — ter mais de 50 mil habitantes. Para consultar o novo CEP, basta acessar o Busca CEP na página eletrônica dos Correios (www.correios.com.br).

Alunos contra as drogas
Cianorte – O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) será desenvolvido com alunos do 5º ano das escolas municipais de Cianorte (Noroeste) a partir de 2014. A parceria foi firmada nesta semana entre representantes da prefeitura e da Polícia Militar. "Firmar essa aliança para desenvolver o programa é muito importante, porque contribui para manter as crianças longe das drogas e da violência. É uma forma eficaz de promover a conscientização", enfatizou o coordenador do programa, cabo Hélio. "O Proerd é um programa que favorece o preparo para a vida, indo além da mera transmissão de conteúdos curriculares. Por isso, acredito que trará resultados positivos aos nossos alunos", acrescentou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

Programação natalina
Maringá - A abertura oficial do "Natal Ingá" acontecerá no sábado, às 20h30, na praça da Catedral, em Maringá. Além da iluminação da Catedral e da chegada do Papai Noel, o início da programação natalina contará com show pirotécnico, apresentação dos Arautos do Evangelho, distribuição de gorros e premiação da mostra de cartões, com alunos da rede municipal. A Vila do Papai Noel será montada na praça Napoleão Moreira. A programação natalina inclui ainda a realização de eventos culturais.

Projeto atende 300 mulheres
Campo Mourão - O projeto Mamãe Bebê, desenvolvido nos três centros de referência e Assistência Social (Cras) de Campo Mourão (Noroeste), atendeu 300 mulheres neste ano. O objetivo é orientar gestantes sobre os cuidados na gravidez, pré-natal e com os recém-nascidos. Segundo a assistente social Nelci Freitas dos Santos Bacelar, o projeto é voltado principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social. "É realizada uma palestra por mês em cada Cras", informou. Além disso, as participantes recebem um kit contendo fraldas, sabonetes, roupas, toalha de banho, entre outros.

[email protected]
(43) 3374-2124