Preso suspeito de tráfico
Maringá - Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Maringá, prenderam na tarde de terça-feira um rapaz de 18 anos, por tráfico de drogas. Ele vendia droga em um terreno baldio no bairro Jardim Universal, em Sarandi, quando foi detido. Com ele, foram apreendidas 26 pedras de crack embaladas para venda. Segundo o delegado da Denarc, Adão Wagner Loureiro Rodrigues, a polícia chegou até o suspeito por meio de denúncia anônima. "Segundo a denúncia, ele estaria com mais uma pessoa vendendo a droga por um buraco aberto no muro do terreno", explicou o delegado. O suspeito estava em cima do muro fazendo a segurança, enquanto outra pessoa vendia a droga pelo buraco feito no muro. Ao perceber os policiais, ele jogou um recipiente contendo as pedras de crack e fugiu. Depois de persegui-lo, a polícia o prendeu e o autuou em flagrante por tráfico de drogas. O suspeito não tem passagem pela polícia e ficará detido na carceragem da Delegacia de Sarandi.

Centro Comunitário
São José dos Pinhais - Será entregue, no final do mês, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Marambaya, no bairro Guatupê. A nova unidade atenderá 25 mil moradores da região. Os centros comunitários são espaços físicos localizados estrategicamente em áreas de vulnerabilidade social para atender famílias carentes e integrá-las aos programas sociais do município. Situado na rua Ilo Antoninho Mozer, s/n, no Jardim Marambaya, o novo centro terá capacidade para atender diretamente cerca de 6 mil famílias. O local também oferecerá cursos, como o de geração de renda, e atividades com grupos de convivência. Além do Cras Marambaya estão sendo construídos mais dois centros de referência para atender a população, o Cras Jardim Alvorecer, no bairro Quississana e o Jardim Nossa Senhora de Fátima, no Rio Pequeno.

Parque da Fonte abrirá aos domingos
São José dos Pinhais - O Parque da Fonte será aberto para visitação ao público a partir do próximo dia 19 de abril. O local está sendo preparado para se transformar, aos domingos, em mais uma opção de lazer. Na data de abertura, haverá estão programadas atrações culturais e recreativas. Haverá também inclui uma exposição indígena e apresentações musicais. Durante o evento os visitantes também poderão fazer compras no ônibus do Artesanato em Rodas ou saborear os quitutes da feira de gastronomia.

Shoppings terão coleta seletiva
Ponta Grossa - Desde a última terça-feira, todos os shopping centers -com 20 estabelecimentos comerciais ou mais- devem se adequar à nova lei municipal que dispões sobre a obrigatoriedade do processo de coleta seletiva de lixo. A Lei 9.866 prevê que os centros comerciais devem separar os resíduos produzidos em todos os setores em, no mínimo, cinco tipos: vidro, plástico, papel, metal e resíduos gerais não-recicláveis. Ainda de acordo com a nova regulamentação, as lixeiras, que serão coloridas, com atribuição de uma cor a cada categoria, deverão ficar dispostas uma ao lado da outra de maneira acessível e de fácil visualização para os diferentes tipos de lixo produzidos nas dependências do shopping. A troca das lixeiras comuns pelas de coleta seletiva, bem como as despesas do transporte e do destino final do material reciclável, são de responsabilidade da administração dos shoppings. Os shoppings terão o prazo de 120 dias para se adaptar às normas. Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Paulo Barros, começam, a partir da próxima semana, os trabalhos de educação e orientação sobre a nova lei nos grandes centros comerciais da cidade.

Ocupação irregular no Litoral
Curitiba - O Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, chamou os principais órgãos ligados à questão ambiental para discutir o problema das ocupações irregulares no Litoral. Apesar de o promotor Alexandre Gaio ter reunido o Ministério Público (MP) federal, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Prefeitura de Paranaguá, na manhã de ontem, a discussão foi cancelada devido a ausência de representantes do Instituto Brasileito do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Na reunião, seria discutido também o conteúdo dos Termos de Ajustamento de Conduta a ser firmado por todas as instituições envolvidas com a questão. Um novo encontro foi agendado para o dia 20 de maio, mas até lá, os órgãos se comprometeram a visitar as áreas de ocupação para conhecer melhor a realidade da situação.



Elevador e escadas externas na Casa do Estudante
Curitiba - Começaram as obras de instalação do elevador e de escadas externas na Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). Os novos equipamentos darão acesso ao auditório do prédio que, depois da revitalização, será aberto para eventos culturais da cidade. Essas obras fazem parte da primeira reforma geral do prédio, que foi entregue em 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitscheck. O novo elevador está em construção entre os dois blocos, onde também será construída uma escada de acesso ao auditório. Pelo projeto da Prefeitura de Curitiba, o auditório poderá ser locado para apresentações de bandas, grupos culturais, palestras e seminários, tornando-se uma fonte de renda extra para a Casa do Estudante. O investimento na reforma da CEU, é de R$ 3,47 milhões. Serão reformados os cinco pavimentos e o subsolo do prédio.