Média baixa
Nos 19 jogos como mandante, o Londrina teve média de 2.940 torcedores por partida. Público total de 55.854. Triste realidade. Uma média que deixa o LEC na 15ª colocação. Chegamos a ter público de 495 pagantes. Uma cidade com 558.439 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE. Sem contar a região que gravita em torno de Londrina, mais de 1,5 milhão de pessoas. Em 2015, pela Série C, Londrina 0 x 0 Tupi, 12.920 pagantes. Londrina 1 x 0 Vila Nova, 11.201. Na importante partida contra o América-MG, em que o LEC brigava pelo G4, apenas 6.043 pagantes. Chegou a hora de uma profunda reflexão. E isso compete ao Londrina e à SM Sports. Crise? Falta de dinheiro? Nível técnico baixo? Jogos ao vivo pela TV? Horários dos jogos? Bronca do gestor? Falta de organização nos dias de jogos? Filas nas bilheterias? Demora na entrada dos sócios-torcedores? Flanelinhas? Escuridão na rampa de acesso? Preços dos produtos vendidos no estádio? Preço do ingresso? Para 2018, é imperioso que encontremos a solução. Reclamar da campanha? Não acredito. O time está em quinto lugar. É hoje o 25º clube brasileiro, juntando com os 20 da Série A.

Maioria do Sul
Sem contar os quatro times da Série A que serão rebaixados, a Série B em 2018 terá estes clubes: Norte – Paysandu; Nordeste – Fortaleza, CSA, CRB e Sampaio Corrêa; Sudeste – Oeste, Guarani, Boa Esporte e São Bento; Sul – Londrina, Juventude, Brasil, Criciúma e Figueirense. Centro-Oeste – Vila Nova e Goiás.

Terminar em quinto
Para alguns jogadores do Londrina, o campeonato acabou. Compete ao treinador motivar o elenco. Ainda tem a partida contra o Vila Nova em Goiânia. Se perder, e o Oeste vencer o Goiás, o LEC termina em sétimo. Ficar na quinta colocação num campeonato de 20 times é uma posição honrosa. Quem não tiver motivação para entrar em campo deve ficar de fora. Ano passado, o Tubarão foi o sexto, com 60 pontos, três atrás do Bahia.

A temporada
Este ano, o Londrina já jogou 59 vezes. Foram 15 pelo Estadual, seis pela Primeira Liga, uma pela Copa do Brasil e 37 pela Série B. Foram 28 vitórias, 14 empates e 17 derrotas. Marcou 82 gols e sofreu 62.

Nova promoção da CBF
Vem aí a Copa de Seleções Estaduais Sub-20. O Paraná está no grupo 6, ao lado de Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Estreia dos paranaenses dia 1º/12, contra Espírito Santo. O Londrina teve cinco convocados: Biagi (goleiro), Ricardo (zagueiro), Anderson (meia), Uélber e Miullen (atacantes). Da Portuguesa Londrinense, o meia Vanderlei. Técnico: Luciano Simm, do Paraná Clube.