NÃO DEVE MUDAR
Pelo Ranking Nacional de Federações da CBF, o Paraná está em sexto lugar. À frente, pela ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atualmente, cada Estado tem dois clubes na Série A (Atlético, Coritiba, Chapecoense e Figueirense). Na Série B, são três catarinenses (Criciúma, Avaí e Joinville) e dois paranaenses ( Londrina e Paraná Clube). Por muito tempo o Paraná foi o quinto colocado nesse ranking.

SERÁ QUE MELHOROU?
Jogo de terça-feira à noite, só na base do " chutômetro", já que a coluna precisa ser finalizada no final da tarde. Então, só resta ficar na torcida para que o Londrina vença o Goiás. Segundo o site "Chance de Gol", antes da partida contra o CRB o LEC tinha 15,3% de probabilidade de acesso à Série A. Depois da vitória em Maceió, as chances subiram para 25,8%. Se passar pelo time goiano, as chances aumentam. Espero que a equipe não tenha derrapado como fez contra o Sampaio Corrêa.

TUBARÃO AVANÇA
Em dezembro de 2015, o Ranking Nacional de Clubes da CBF, apontava o Londrina Esporte Clube na posição número 58. No mês passado, já estava na 39ª posição. Com essa boa campanha na Série B, a tendência é fechar o ano numa situação melhor ainda.

FAZENDO CONTAS
Repito que as projeções a seguir foram feitas antes da partida contra o Goiás, ontem à noite. O Londrina estava a 10 pontos da zona de rebaixamento e a 2 do G-4. O número para evitar o rebaixamento é 45 (90% de chances de permanecer na Série B). Portanto, o LEC precisa de mais 14 pontos. Quer saber? Voltar para a Série C nunca mais. Já, para ascender à Série A, as projeções do "Chance de Gol" vão de 61 pontos (60% de chances), 62 (70%), 63 (80%), 64 (90%) e 65 pontos (97% de probabilidade de subir).

RAPIDINHAS
Próximos jogos do Londrina. Na próxima terça-feira, Náutico fora; depois o Joinville no Estádio do Café, e Paraná Clube na capital.

Operário com 13 pontos, Andraus com 12 e Paranavaí com 8 pontos, brigam diretamente
pela vaga na Série D do Brasileiro em 2017.

Os representantes da região estão muito mal. Portuguesa Londrinense e Apucarana Sports (ex-Cincão) ocupam as últimas posições na Taça FPF Sub-23, com 3 pontos.