O Dia Nacional do Pedagogo foi instituído no dia 20 de maio do ano de 2015, pela Lei 13.083. A data foi escolhida em homenagem a Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas.
Lembramos que Pedagogia e Educação caminham juntas, até porque, de maneira mais específica. A Pedagogia se estrutura em torno da teoria e prática suscitada pela educação escolar e não escolar. Nesse contexto, o pedagogo ao contribuir para a formação humana procura por meio da problematização, entender o fenômeno educativo relacionando-o às exigências sociais do tempo presente. Nesse tempo, o pedagogo ao problematizar a educação, considera a seguinte questão: como contribuir para uma educação de qualidade; entendendo que quando a qualidade é para poucos, não é qualidade é sim, privilégio.

Seguindo essa perspectiva, a questão nos remete primeiramente ao conceito da palavra qualidade. Qualidade pode significar "melhorar a vida das pessoas", mas também qualidade é um processo histórico que se altera no tempo e espaço, vinculando-se às exigências de certas demandas. Na Educação, a qualidade encontra-se sustentada pela comunidade escolar, que é feita de pessoas. No espaço escolar, diferentes profissionais, dentre eles o pedagogo, se preocupa em contribuir para a melhoria da vida das pessoas desde a mais tenra idade.

Se tratamos nesse foco a educação básica (educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental até o ensino médio), podemos confirmar que a criança no espaço escolar vem sendo acolhida desde o berçário até sua adolescência sempre acompanhada pelo pedagogo(a). Aquele que a princípio conduzia pela mão e que atualmente participa às vezes, como coadjuvante frente às exigências do mundo globalizado.

Devemos ter claro que grande número de fatores contribuem para a qualidade na Educação. Atualmente, a qualidade se transformou em um conceito dinâmico que exige adaptação permanente ao mundo que experimenta grandes transformações, principalmente social, econômica e política. Assim, os antigos critérios de qualidade já não são suficientes, porém, não há qualidade na educação sem participação da sociedade na escola.

Só aprende quem participa ativamente daquilo que deve ser aprendido, não basta apenas indicar, é preciso demonstrar de maneira prática, com atitudes, gestos e palavras, ou seja, "experenciar junto".

Qualidade na Educação implica não só os saberes curriculares, implica mudança de comportamento; olhar atento à diversidade. Implica em investimento/conhecimento que consiga dar conta do transporte, saúde, alimentação adequada, vestuário, cultura, lazer, mas também valores morais, éticos, afetivos, enfim, sentimentos, espiritualidade, respeito ao outro e ao meio ambiente, culminando com a inclusão social e cultural.

Qualidade na Educação exige pesquisa, reflexão sobre o trabalho, sobre erros e acertos, exige compreensão para transformação.

LILIAN AMARAL DA SILVA SOUZA e VILZE VIDOTTE COSTA são, respectivamente, coordenadora e docente do curso de Pedagogia da Unopar-EaD

■ Os ar­ti­gos de­vem con­ter da­dos do au­tor e ter no má­xi­mo 3.800 ca­rac­te­res e no mí­ni­mo 1.500 ca­rac­te­res. Os ar­ti­gos pu­bli­ca­dos não re­fle­tem ne­ces­sa­ria­men­te a opi­nião do jor­nal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br