Uma das definições do dicionário Aurélio para suicídio é: "Ruína ou desgraça, procurada espontaneamente ou por falta de juízo". A necessidade do momento é proteger adolescentes e jovens desse jogo macabro chamado baleia azul. Hoje é isso. E amanhã? Como virão disfarçados outros desafios destrutivos que se aproveitam da vulnerabilidade de alguns deles?

As etapas do suposto jogo são, de certa forma, semelhantes ao que ocorre na vida real. O adolescente é envolvido mais e mais a cada nova tarefa. Isso até o ponto onde sente que não há mais como retroceder. Perde a força e a esperança. É o fim.

Assim, como na prática, o jovem não dorme bem e acorda mal, decidido a tirar sua própria vida. É um processo de sofrimento lento que culmina em morte. E antes dessa vulnerabilidade acontecer? Pegando uma carona na definição, ouso dizer que muitos pais e mães estão cometendo suicídios familiares por falta de juízo. Há brechas perigosas que podem abrir espaço para desgraças como automutilar e tirar a própria vida.

Primeiro, há o suicídio relacional dos vínculos quebrados ou inexistentes. Você conhece a rotina do seu filho? Sabe quem são seus amigos mais próximos e qual a influência deles? Ele se sente à vontade para conversar com você? O vínculo familiar é forte? Vocês têm tempo de qualidade juntos?

Depois, temos o suicídio emocional de uma vida interior confusa. Como está a autoestima do seu filho? Ele se sente à vontade para dividir suas angústias? Sabe dizer o que o incomoda mais? Será que ele sente solidão? Que sinais ele tem dado de que não está bem?


Há também o suicídio informacional de pais que não conhecem seus próprios filhos. Quão envolvido ele está nos relacionamentos virtuais? Ele depende da tecnologia? Vira as noites para viver on-line? Que perigos reais ele está correndo? Com quem você pode conseguir informações sobre os perigos da rede para essa faixa etária? O que ele faz quando você não está em casa?


Por último, o suicídio espiritual de uma vida sem fé e esperança. Você tem separado um tempo para pastorear o coração do seu filho? Tem ensinado a prática de atividades espirituais construtivas? O amor está presente nos relacionamentos familiares? Você conhece os anseios da alma do seu filho?


Se há algo de bom em toda a polêmica envolvendo esse assunto, é o fato de que muitos pais e mães estão acordando para a necessidade de proximidade familiar. Comportamentos tidos como "aborrecentes" podem ser, na verdade, pedidos desesperados de socorro.

Ouse aproximar-se do seu filho sem julgamentos, sem acusações, sem predisposições. Nós, pais, somos os adultos dessa relação. Pesa sobre nós a responsabilidade pela vida deles. Se já tentou e não teve sucesso, busque ajuda profissional.

Ame, escute, beije, abrace, amasse. Relacionamento é vida na vida. Comece hoje. Não espere até o próximo alerta de um grupo de whatsapp. A hora é agora.

ADRIANA PASELLO é professora, blogueira e mãe em Londrina

■ Os ar­ti­gos de­vem con­ter da­dos do au­tor e ter no má­xi­mo 3.800 ca­rac­te­res e no mí­ni­mo 1.500 ca­rac­te­res. Os ar­ti­gos pu­bli­ca­dos não re­fle­tem ne­ces­sa­ria­men­te a opi­nião do jor­nal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br