É sempre interessante refletir sobre a Bíblia nos trabalhos que a Igreja desenvolve. "É bem conhecido o grande impulso dado pela Constituição Dogmática Dei Verbum à redescoberta da Palavra de Deus na vida da Igreja, à reflexão teológica sobre a Revelação divina e ao estudo da Sagrada Escritura" (DV 3). Todos estes elementos ajudaram muito no crescimento e aprofundamento do conhecimento da maneira como Deus se revelou no Antigo Testamento e como nós podemos continuar vivendo esta fé sendo discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo: "A Palavra de Deus feita carne" (Jo,1,14). Este foi um grande passo dado pelo Concílio Vaticano II.

Mais recentemente, o papa Bento XVI publicou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini (2010). Ela é fruto dos trabalhos do Sínodo dos Bispos de 5 a 26 de outubro de 2008 e que teve como tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja". Esta, por sua vez, veio para ser uma continuidade com relação àquilo que o Concílio Vaticano II havia dito pela Dei Verbum. Especialmente, na primeira parte intitulada Verbum Dei, ressalta-se Deus que fala ao homem: "Deus em diálogo com o homem, dimensão cósmica da Palavra, a criação do homem, o realismo da Palavra". Fala até da inspiração e verdade na Sagrada Escritura e, por fim, de Deus Pai, fonte e origem da Palavra.

Dentre as muitas ideias interessantes tratadas pela Verbum Domini, destacam-se os elementos fundamentais para identificar o significado pretendido pelo hagiógrafo, o autor sagrado: o estudo dos gêneros literários e a contextualização além da sua interpretação no mesmo Espírito com a qual foi escrita, etc. Cita três critérios básicos para se respeitar a dimensão divina da Bíblia: 1- interpretar o texto tendo presente a unidade de toda a escritura; 2- ter presente a tradição viva de toda a Igreja e; 3- observar a analogia da fé. "Somente quando se observam os dois níveis metodológicos, histórico-crítico e teológico, é que se pode falar de uma exegese teológica, de uma exegese adequada a este Livro" (DV 35).

Estamos no mês de setembro: mês da Bíblia. Desde muitos anos, a Igreja no Brasil aproveita este espaço para motivar as comunidades e grupos a estudarem um livro bíblico. Para este ano, o livro escolhido é a "Primeira carta aos tessalonicenses": "A carta é o primeiro escrito do Novo Testamento. Ela deixa transparecer os desafios e as propostas de uma igreja em formação. Nela se encontram os temas mais fundamentais da fé cristã. É onde os fiéis se deparam com as tribulações da vida presente e com as esperanças da vida futura. Paulo expressa aí todo o seu afeto de discípulo missionário. A paixão pelo Evangelho o incentiva a ponto de estar disposto a doar a própria vida" ("Texto base", 11).

O lema escolhido para este mês da bíblia é "Anunciar o Evangelho e doar a própria vida" (cf. 1Ts 2,8). O tema é "Para que N´Ele nosso povos tenham vida". Ainda vale a pena, neste setembro, fazer-se acompanhar pelo "Texto base" e ler com atenção a "Primeira carta aos tessalonicenses". Ela dá indicações interessantes para a compreensão do trabalho de evangelização nos nossos tempos. Aqui, na Arquidiocese de Londrina, há iniciativas interessantes para aprendermos mais com a Palavra: O Dia da Palavra; os Grupos de Reflexão; as Santas Missões Populares, etc.

DOM GEMERIAS STEINMETZ é arcebispo metropolitano de Londrina

■ Os ar­ti­gos de­vem con­ter da­dos do au­tor e ter no má­xi­mo 3.800 ca­rac­te­res e no mí­ni­mo 1.500 ca­rac­te­res. Os ar­ti­gos pu­bli­ca­dos não re­fle­tem ne­ces­sa­ria­men­te a opi­nião do jor­nal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br