Por todo lugar que eu olhe, nos últimos dias, lá estão eles me olhando. Seja numa arvore, numa palmeira, em caules secos ou mesmo em vasos, os grandes olhos negros ou roxo profundo, em fundos lilases, amarelos, beges ou brancos, estão sempre atentos. Aqui em casa, eles ficam "me fitando" lá do muro, lugar onde "moram" e vivem, sempre a embelezar e alegrar nossos dias.

Os múltiplos olhinhos, dessa que é um tipo bem comum de orquídea, estão por todo lado aqui em nossa região e arredores. O nome cientifico delas é dendrobium (em grego: planta que vive nas árvores), no entanto, a maioria das pessoas a conhece por uma característica muitíssimo comum que são os bonitos "olhinhos", os quais fizeram com que a planta ganhasse o apelido carinhoso de olho-de-boneca, devido aos miolos de suas flores assemelharem-se aos olhos desse brinquedo.

Ao que eu soube, podem ter vindo do sudeste da Ásia ou do sudoeste da Austrália as cerca de 450 espécies dessas epífitas, que levam tal nome porque adoram se apoiar em troncos de arvore para poderem se desenvolver, mesmo apesar de não serem espécies que retiram seus nutrientes da arvore e arbustos onde se apóiam, daí as facilidades para seu cultivo.

Antes de florescer, a planta perde quase todas as folhas e é dessa forma que guarda energia para que sua flores possam se desenvolver e florir na época apropriada a cada região. Suas folhagens, que apresentam-se curtas, finas e flexíveis estão fixadas nos nós dos bulbos, lugares onde surgirão as futuras flores.

Imagem ilustrativa da imagem Olhos, olhos, olhos...



Nas flores, que podem apresentar-se bicoloridas, as cores desses olhinhos/miolos variam entre o preto e o vinho, sendo que as delicadas florezinhas duram uma média de trinta dias, o que permite que convivamos e nos deleitemos com suas cores vivas e os "olhinhos vigilantes" por um bom tempo.

A olho-de-boneca, desde que seja saudável e bem cuidada, costuma ser vigorosa e pródiga em cachos e florescência. Se com carinho e zelo for tratada, certamente será comum andarmos por muitos lugares e nos depararmos com o presente que essa orquídea nos dará em sua florada que apresenta-se em belos e fartos cachos de "olhinhos fixos" nas mais diversas cores.

Acredito que, mesmo aqueles que não gostam de flores, ou então aqueles que não se enternecem diante de sua presença, por instantes assistirão e gostarão desse espetáculo floral que se faz tocante em razão da beleza dessas florezinhas não ter igual.

Marina Irene Beatriz Polonio, leitora da FOLHA