Imagem ilustrativa da imagem Cristais minerais



Eu não sabia, mas possuo cristais em casa. São souvenirs que ganhei.

Essas pedras - minerais cristalinos - apresentam menor dureza em relação às pedras preciosas, não sendo tão valiosas como elas e, por isso mesmo, são chamadas de semipreciosas. Suas cores, formas, brilhos e transparências são diferentes porque dependem de sua composição o que resulta em suas características.

Das pedras semipreciosas que possuo, uma é parte de um grande geodo e outra um quase inteiro. Outra, ainda, são lâminas finas cortadas de um geodo pequeno e que foi transformada em "mensageiro dos ventos".

Geodos são formações mais ou menos arredondadas que, parcialmente abertos, deixam à mostra os cristais que trazem em seu interior, fato que me intrigou e me levou a pesquisar como isso ocorria.

De forma sintética pode-se afirmar que geodos são cavidades ou câmaras ocas, que se formam comumente em lavas basálticas e são formados a partir da existência de bolhas de gás ou outros tipos de cavidades que, com o tempo, formam em seu interior cristais. Têm tamanhos variáveis dependendo da bolha que formaram, sendo o maior do mundo, um de ametista com mais de três metros e mais de dois mil quilos encontrado no Uruguai.

Nesses "ninhos" que a natureza forma em milhares ou milhões de ano, podem ser encontrados cristais. Porém, somente abrindo os geodos pode-se conhecer seu conteúdo interno, o que torna cada um deles único.

Um dos que possuo é um geodo parcial preenchido com cristais de ametista e, o outro, quase inteiro, acredito que contenha ágata rosa.

O de ametista, apresenta em seu interior cores que vão do violeta ao lilás, tendo algumas partes transparentes. Seu exterior é formado por uma grossa camada de sedimentos que vão do grafite (ao qual se misturam tons terrosos avermelhados) ao branco, passando pelo verde ultramar muito escuro. O branco é onde se pode notar a transformação do calcário em ametista.

Já o pequeno (dez centímetros de diâmetro) apresenta, com predominância, a cor rosa forte e, segundo minhas pesquisas, trata-se da pedra ágata: mineral que denomina um conjunto de várias formas de sílica que apresenta diferentes colorações em faixas ou camadas. Em seu exterior apresenta a cor branca, à qual se segue um tom leve de cinza que vai se transformando em faixas concêntricas no tom rosa. Em seu centro, podem-se ver cristaizinhos minúsculos na cor cinza transparente, demonstrando que não atingiram sua transformação em ágatas.

Já o mensageiro dos ventos, confeccionado artesanalmente, apresenta faixas concêntricas com colorações que misturam o verde em diversos tons, sendo que dessas misturas resulta um azul profundo, o que cria um espetáculo maravilhoso. Suas lâminas, cortadas que foram finíssimas, até parecem vidro, que foi o que pensei quando o ganhei.

Maravilhas da Natureza com que o Criador nos dotou .