Quando se ouve falar em sementes logo se pensa em reprodução, porque sabemos que são elas que perpetuam as espécies vegetais. É lá, dentro dela, encontra-se uma vida dormente e, desse modo, ela traz em si promessa de vida porque, quando plantada, "morre" para que nova vida possa germinar.

Algumas sementes, as mais leves, são transportadas pelo vento; outras pela água como a semente do coqueiro e outras, ainda, por animais, o homem dentre eles. Existem ainda aquelas que são, literalmente, lançadas para fora do fruto por meio de explosão, tal como a semente da mamona. Me encanta o conhecimento de que o Criador dotou as sementes com formatos apropriados ao "voo".

Assim, animais, pássaros, insetos, rios, ventos e chuvas acabam levando essas sementes para longe de seu ambiente natural. Elas, uma vez no solo, fazem surgir novas plantas em locais bem diferentes daquele de sua origem.

Imagem ilustrativa da imagem Benditas sementes



Tenho o privilégio de receber muitas espécies diferentes de plantas que insetos e aves trazem a meu quintal por meio de suas fezes. E, não apenas admiro as plantinhas quando nascem, ouso fazer um pouco mais do que admirá-las pois, procuro adotadores para aquelas com as quais não posso ficar. Assim é que me asseguro de que nenhuma delas seja lançada fora porque são preciosas mudinhas de futuras plantas que oferecerão flores e frutos ou, apenas flores, conforme sua natureza.

Mas, preciosas, as sementes também fazem parte de um trabalho artesanal que desenvolvo. Costumo fazer mandalas e utilizo muitas sementes para isso. Elas são escolhidas e aplicadas por suas formas, tamanhos e cores. E, ao conjunto final, reservo algum tempo para ficar admirando e abençoando a criação divina por ter nos agraciados com as sementes.

Além desse tipo de artesanato que pratico atualmente, sempre fui apreciadora apaixonada por sementes e, com elas, costumava fazer colares, pulseiras e brincos para uso próprio e para presentear alguém com tais objetos. Sim, sei que muita gente costuma fazer esses produtos com sementes e penas hoje. Mas, devo acrescentar que, quando eu os fazia não havia, ainda, quem fizesse tais trabalhos.

De modo que, as sementes apresentam serventia para além da mera reprodução pois, destinam-se a alimentar animais e pessoas, servem para gerar novas plantas e novas sementes e servem, também para, em obras artísticas e artesanais, alegrar nossos olhos e colorir nossas vidas. Benditas sejam!