Imagem ilustrativa da imagem Antecipe o seu Natal


A festa do Natal é um grande acontecimento no mundo cristão. Celebramos o nascimento Daquele que foi prometido por Deus, anunciado pelos profetas e esperado pelo povo "desde os tempos mais remotos": o Messias, o Salvador! Encarnado, nascido de uma mulher, por meio desse Menino, "Deus visitou o seu povo" e essa visita foi o bastante para mudar a história e mostrar que o Amor, em toda sua plenitude, é possível.

Independentemente da religião, o Natal é uma festa muito comemorada entre todos os povos. O espírito de Natal é contagiante, a gente espera ansiosamente por ele, ao final de um ano de trabalho, estudo, cansaço, estresse.

E por falar nisso,o Natal vem aí! As propagandas estão a todo vapor! Ainda ontem ouvi uma propaganda falando para "antecipar seu Natal", fazer um empréstimo, pagar com o 13º. As lojas estão enfeitadas com neve de isopor, contrastando com o nosso calor, pinheiros, Papai Noel com roupa vermelha (?), bolas, sinos, renas, trenós, um mundo de importados "made in China".

O mundo do consumo supera a expectativa: vende,vende, vende...estimula a aquisição de tudo que é imaginável e inimaginável: compre, compre, compre! O seu Natal será o mais feliz de toda sua vida!

Quem não aguenta mais isso e quer viver o sentido puro do Natal, pode motivar-se a partir das modernidades e comemorar com muita alegria o nascimento de Jesus. Voltando às coisas simples da vida, montar seu presépio, valorizando a essência da celebração que é o amor, a humildade, a fraternidade. Por que não antecipar o seu Natal? Sem necessidade de comprar carro novo, sem precisar contrair dívidas que terá que pagar nos próximos natais, naquela reforma para ter a casa igual à do vizinho, sem ter que comprar um monte de coisas inúteis para aproveitar as ofertas da Black Friday brasileira. Sem estocar bebidas e gulodices que não vai conseguir comer num único dia.

Atendendo à propaganda, antecipe o seu Natal. Para seus filhos, hoje mesmo, dê um passeio de presente, em sua companhia, de preferência num parque, pode ser às margens do Igapó; para os pais, antecipe as visitas,dê boas risadas lembrando os Natais antigos; para os amigos, sabe aquele café que você ficou enrolando o ano todo por não ter tempo? Pois é! Isso não vai ser possível fazer no dia 25. Saia de casa para ver como anda o mundo e o povo, escute as pessoas, partilhe coisas pequenas e provoque grandes alegrias! Participe das novenas de Natal, vá louvar a Deus na sua Igreja, leia a vida de Jesus, o aniversariante, tire fotos bregas com Papai Noel, arrume a árvore de Natal, enfeite sua casa. Tudo isso vai te ajudar a ser mais feliz, mais leve, mais sensível à vida, menos preocupado, sem medo de não ter peru na ceia nem presentes suficientes para a família e os amigos.

Antecipe seu Natal, não espere, celebre a vida hoje, celebre o nascer do Deus da vida! Que todos os dias sejam para desejar alegria, desejar boa sorte, desejar um bom dia, um bom ano! Cultive a vida em sua simplicidade, mesmo que ainda não saiba quem é o aniversariante, mas contemple aquele Menino chamado Jesus, nascido em Belém, seu pai, sua Mãe, o céu, a estrela, a diversidade das visitas, que vai de pastores a reis, o Anjo Celeste, o céu, tudo conspirando em favor da vida.

Cante desafinadamente e o dia inteiro as músicas natalinas que você aprendeu na infância; escute aquela música do Pe Zezinho que diz, com muita sabedoria: "Tudo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia, se as mães fossem Maria e os pais fossem José. E se a gente parecesse com Jesus de Nazaré".

Simplicidade! Disponibilidade! Esperança! Alegria! E muita paz!
Antecipe o seu Natal! E com esse Espírito, seja feliz o ano inteiro!