Imagem ilustrativa da imagem A formatura



Chegou o grande dia! Os quase 40 alunos se prepararam. Na cidade era dia de festa.

Vestidinho novo, um tecido de shantung pérola com saia franzida, golinhas em tom rosê, deixando cair um cachinho de fitas da mesma cor, um laço amarrado atrás. Era lindo! Usava um saiote engomado para armar o vestido, sapatos e meias novos. Era a primeira da turma, isto é, a mais adiantada, com a melhor nota! Um costume da época era que o aluno ou aluna de melhor desempenho recebesse um presente do prefeito! Estava na maior expectativa!

À noite fomos para a cerimônia, importantíssima, que acontecia no Salão Paroquial. Estava lindo, com cadeiras para acomodar a plateia, o palco arrumado, decorado com bandeiras, toalhas brancas, livros, o globo terrestre, flores e uma grande bandeja com os nossos diplomas.

A secretária da escola fez a abertura e foi chamando os ilustres convidados para compor a mesa, dando início à importante cerimônia: professores, diretores,inspetor Regional de Ensino, autoridades eclesiais. Para encaminhar o prefeito até a mesa, juntamente com outra colega, fui a escolhida. E lá fomos nós, tímidas, mas, ao mesmo tempo, orgulhosas...

Após alguns discursos, iniciou-se a entrega dos diplomas. A cada nome, um pulo na cadeira, achando que era o nosso. Mas não foi em ordem alfabética, para nos deixar mais nervosos ainda. Que emoção era subir àquele palco, os poucos passos pareciam uma eternidade, com tamanha plateia assistindo e aplaudindo!

Todos receberam seus diplomas e o meu... nada! Achei que se esqueceram de fazer! E eu fiquei mais nervosa ainda!

Foi então que o diretor se levantou e disse alguma coisa mais ou menos assim, "que os primeiros serão os últimos", e, tecendo muitos elogios, chamou meu nome. Quase morri, meu coração queria sair pela boca, levantei depressa e subi no palco correndo. Ainda assim, consegui lembrar o presente do prefeito. Após calorosa salva de palmas e parabéns de todos da mesa, o diretor continuou me elogiando, dizendo que eu teria um grande futuro por ser tão estudiosa. E completou: como prêmio por seus esforços vai receber uma bolsa de estudos para estudar no Ginásio! Que decepção! E o presente do Prefeito?

Em seguida fomos convidados a cantar um hino de despedida e, muito bem ensaiados pela rigorosa e competente professora Judith Pequeno Maciel, começamos a cantar: "Adeus, ó Grupo Escolar, vais ficar, vamos partir..."

Por último, o discurso de despedida, proferido por mim, como reconhecimento por ter conquistado as melhores notas da sala.

Pequena e magrinha, a menor da turma, voltei correndo ao palco com um papel na mão, sob o aplausos dos pais, professores e colegas, e comecei a falar, sem microfone e muito emocionada, após cumprimentar os professores, autoridades, família: "Este é o primeiro passo, queridos colegas, que damos em nossas vidas..."

Ao terminar, mais palmas ainda, diplomas na mão, incomodados com as roupas novas, sorriso no rosto e alegria no coração, continuamos a cantar: "Caros professores, queridos colegas meus, chorando eu vos direi: adeus, adeus"!

Até parecia um bando de jovens concluindo, brilhantemente, uma faculdade, pela importância da solenidade, mas era com muita honra o privilégio de ter concluído o quarto ano primário no Grupo Escolar Nossa Senhora das Graças.

Estela Maria Frederico Ferreira, leitora da FOLHA