Nos próximos seis meses, vamos gastar preciosos minutos olhando, analisando e discutindo a tabela da Copa do Mundo de 2018, que será disputada entre os dias 14 de junho e 14 de julho na Rússia. Favoritos na primeira fase, os grandes clássicos já confirmados pelo sorteio da última sexta-feira (1º) e possíveis cruzamentos até a grande final estão na pauta de jornalistas, torcedores e, principalmente, naquela conversa com os amigos no fim de semana.

Quando a bola rola, as zebras aparecem e derrubam os "especialistas" no bolão da Copa após tanto esforço e análise para os palpites. Quem apostava na Costa Rica em 2014 em um grupo com Itália, Inglaterra e Uruguai? Mesmo assim, cada um segue o seu próprio ritual nos meses que antecedem a Copa.

A minha tradição pré-Copa tem muita conversa sobre a tabela do Mundial com meus primos e "camaradas", de preferência acompanhado de cerveja bem gelada. Além disso, aguardo ansiosamente a chegada do álbum da Copa e a frenética troca de figurinhas que faz qualquer adulto com mais de 30 anos parecer um moleque de 10 anos.

Enfim, o Brasil terá uma difícil estreia contra Suíça, mas deve conseguir a classificação em primeiro do Grupo E. Meu palpite é México nas oitavas, Inglaterra nas quartas e na semifinal, a França, nosso maior carrasco em Copas. Os franceses têm uma geração de jovens craques e chega entre os favoritos ao título.

Quem sabe na decisão do Mundial, um Brasil x Argentina? Seria bem legal para quem gosta de futebol e apesar da campanha irregular nas Eliminatórias, os hermanos podem chegar com muita força na Rússia com Sampaoli no comando do lado de fora e Messi imprevisível dentro de campo. Apostem suas fichas e bom fim de ano.