Vendaval
"Dinheiro na mão é vendaval...", já disse o mestre do cavaco Paulinho da Viola, vascaíno, que acompanhou a saga cruzmaltina na Série B do ano passado. Na última semana, o vento soprou forte no mercado da bola. Em Paris, o sonhador PSG pagou 222 milhões de euros para tirar Neymar do Barcelona, na maior transação da história do futebol. O anseio do clube parisiense é conquistar a cobiça Champions League e se tornar, finalmente, um dos grandes times do planeta.

Por aqui, um tornado passou e levou o artilheiro Jonatas Belusso embora. Não foi para Oz, mas foi para a Arábia Saudita. Com o ex-camisa 9 do Tubarão mais longe, parece que o sonho do acesso também ficará mais distante. O próprio gestor do LEC, Sérgio Malucelli, já admitiu que será muito difícil contratar um jogador do mesmo nível técnico. Assim, a torcida vai sentir muita saudade da frieza do artilheiro na cara do gol. Rodado no futebol, Belusso tem a calma do matador que espera o goleiro definir o lado e depois só tem trabalho para dar aquela tapa.

E não adiantar reclamar, chamar o cara de mercenário e outras coisas. Com 29 anos, sem passagens pelos grandes do Brasil, o centroavante tem uma grande oportunidade de "fazer um pé-de-meia", já que vai receber uma grana que o Londrina não tem condições de pagar, segundo o gestor de futebol do clube. As opções daqui para frente são Carlos Henrique, Wellisson e Safira. Independente do camisa 9, gostaria de ver o Artur como segundo atacante, mais perto do gol. Ele tem muita bola para ficar tão distante do gol. Veloz, canhoto e com bom chute, o atleta que pertence ao Palmeiras será a grande esperança do Tubarão no segundo semestre.

A coincidência entre as transferências é a origem do dinheiro. Os petrodólares do Oriente Médio. Apesar do destino ser Paris, o PSG pertence ao Catar, país-sede da Copa do Mundo de 2022, e deve se tornar mais do que o camisa 10 do clube parisiense. Pode até assumir o papel de garoto-propaganda, embaixador do Catar. O fato é que o "dinheiro é a raiz de todos os males" (está na Bíblia). As torcidas do Barcelona e do Londrina concordam.