O Londrina venceu o Foz do Iguaçu e foi o suficiente para tirar o pé do inferno e colocá-lo no céu. Em um campeonato como o Paranaense, com apenas 12 times dos quais oito se classificam para os mata-matas e dois caem, o limite entre paraíso e o colo do capeta é muito pequeno. Os vacilos alvicelestes estavam colocando o Tubarão lá na parte ruim, mas o respiro veio em boa hora, principalmente pela sequência de pedreiras que tem pela frente: Paraná Clube, J. Malucelli e Coritiba. O Tubarão vai se classificar e depois só Deus sabe como será.

O foco do time e de boa parte dos torcedores está na Série B do Campeonato Brasileiro. Com o acesso à Série A batendo à porta no ano passado, muita gente ficou na esperança de em 2017 ele vir e nem está se preocupando com este começo de ano e com o torneio organizado pela turma do Hélio Cury. O pessoal só pensa no Brasileirão. Dentro do clube imagino que muita gente esteja nesta mesma vibe.

Falo isso para tentar entender o motivo da falta de empolgação com o time e do time nestes primeiros três meses de 2017. O Londrina não empolgou o torcedor e não se empolgou com o Paranaense até agora. Do outro lado, a torcida também anda fria com relação ao time. O estádio tem cada vez menos gente e nas ruas já não se fala tanto de Tubarão como em meses atrás. Dentro de campo, além do futebol burocrático, não se vê aquela vibração, aquela gana de fazer mais gols, de tentar uma vitória mais vistosa quando o outro time dá essa possibilidade.
Isso é muito preocupante. A sintonia entre equipe e torcida e a empolgação de ambos são fundamentais para o sucesso. Eles precisam caminhar juntos. E precisam caminhar em clima de trio elétrico, não de funeral.

Todo mundo precisa fazer sua parte: a direção da SM Sports precisa quebrar seu gelo e deixar que o time se aproxime mais da cidade. O torcedor precisa continuar cobrando, mas também parar de reclamar um pouco e apoiar mais e o time precisa jogar bola (sei que o nível técnico este ano do escrete azul e branco não é lá aquelas coisas, que tem gente dando aquele "migué" em campo, mas por isso mesmo precisam dar aquele gás a mais). Que a união volte e seja o principal reforço para a Série B.