Um monstro chamado G4
G4. Uma letra e um número que formam uma sigla nunca antes dita com tanta frequência em Londrina. Uma sigla que nem passava pelo vocabulário do torcedor alviceleste quatro meses atrás, mas que foi ganhando força de acordo com o cenário que foi se desenhando.
Estar no seleto grupo dos 4 times que sobem para a Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem não fazia parte do planejamento do Tubarão nem do mais otimista torcedor. A meta era a manutenção da equipe na Série B, para pensar em acesso apenas em 2017. Porém, o time conseguiu vitórias importantes, e entre os rivais foi possível ver que não há ninguém tão superior. Num campeonato recheado de jogos nível 3, quem fosse regular poderia sonhar com o tal G4. E foi o que fez o torcedor alviceleste.
Nas últimas três rodadas ainda mais. Bastava uma vitória para entrar e fazer a luta no restante do torneio ser pela manutenção da posição. Mas o triunfo não veio. Foram dois empates e uma derrota. O Londrina caiu para sétimo, viu Atlético-GO e Vasco desgarrarem, com 48 pontos cada, e viu o Bahia entrar, com os mesmo 39 pontos do Tubarão. Não tenho provas, mas tenho convicção de que esses três times aí vão terminar a Série B no G4. Os dois primeiros pela vantagem que abriram e os baianos porque têm um elenco fortíssimo para a Segundona, têm tradição e embalaram. Sendo assim, sobraria a última vaga, que há algumas rodadas está no colo do Brasil de Pelotas.
O problema é que a sequência alviceleste é bem temível. Muitas pedreiras nos próximos jogos. Ou o time reage com uma grande vitória sobre o Vila Nova-GO, fora de casa na próxima rodada, como fez em outras ocasiões em que esteve pressionado, ou poderá despencar na tabela e passar a brigar apenas para atingir a pontuação que o garante na Série B de 2017. Chegou a hora de o time mostrar qual é seu objetivo daqui para frente.

Já cobrou seu candidato?
Faltam duas semanas para as eleições municipais. Dias atrás lancei um desafio para que cada leitor cobrasse de seu candidato qual era a política esportiva dele. Continue cético quanto às intenções deles todos para o esporte londrinense, já que é uma área que não dá voto, pelo menos na cabeça da maioria dos políticos. Mas continuem cobrando propostas concretas, afinal, o esporte londrinense não aguenta mais viver de migalhas.